terça-feira, 19 de abril de 2022

A primeira Usina solar em regime de cooperativa vai entrar em operação no Maranhão


A Primeira Cooperativa de Energia Renovável do Maranhão sediada em Açailândia vai entrar em operação brevemente. Depois de cumprir todas as exigências imposta pelas normas regulatórias da Agencia Nacional de Energia Elétrica ANEEL, e da parceira Equatorial Energia, a usina solar da COOERMA Instalada em Curvelandia município de Vila Nova dos Martírios vai começar a gerar energia elétrica.

Esse projeto, é parte importante de um sonho idealizado por um grupo de pessoas visionarias e empreendedoras, que se juntaram ainda no ano de 2019, e juntos fundaram a primeira Cooperativa de Geração de Energia Solar do Maranhão.

A primeira Usina solar da COOERMA de Curvelândia conta com 282 painel solares policristalinos de 330w cada um, e uma subestação de 75 KVA 380v. onde a geração obtida dos painéis solares será injetada na rede da parceira Equatorial Energia, em seguida abatida nas contas dos cooperados em qualquer parte do território maranhense. No projeto, foi investido cerca de R$ 500.000.00 (Quinhentos Mil Reais) a previsão media de geração inicial será de cerca de 13.000 kwh mês, para entender os próprios cooperados.

Expansão

A diretoria da COOERMA tem plano de expansão em todo Maranhão, fazendo inclusive parcerias com empresas, prefeituras, companhias de águas, governo do estado e federal, no tocante a implantação de microgeração para atender as demandas desses órgãos públicos e privados. O sistema solar implantado pela cooperativa gera uma economia de cerca de 60% em relação a implantação de sistema solar do mercado comum, devido a  mesma não visar lucro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE