11 de março de 2011

EMANCIPAÇAO DO DISTRITO NOVO BACABAL


Por Nilton Sumiu
Açailandia - Quando uma comunidade de algum distrito começa despertar o desejo de se tornar município, e ter sua propria autonomia politica administrativa,  e por quer algo não estar dando  certo! E o  povo deve estar indignado com os atuais gestores.

Afinal de contas, nunca se meche em time que estar ganhando, voce não acha?.

E o distrito de Novo Bacabal que fica a cerca de 70 km da sede do município de Açailandia não e diferente! Pois entra prefeito e sai prefeito, e as promessas política jamais são cumpridas, o povo só serve mesmo na hora de votar e nada mais, e passado as eleições, fica toda população desprezadas, entregues a própria sorte.

Agora se você perguntar, caso seja emancipado o povoado Novo Bacabal, vai ter recursos para sobreviver politicamente? Isso e outro assunto! Pois sabemos que a região do Novo Bacabal sobrevive apenas da pecuária,  e agricultura de sub-existencia.

Com isso, na pratica seria apenas mas um miserável município como muitos existentes pelo Brasil afora, onde a prefeitura iria ser apenas um cabide de emprego para os futuros gestores locais.

Mas por outro lado, uma população fica  revoltada, ao viver em um local totalmente abandonado pelos poderes públicos! Onde não existe de fato e de direito, a presença dos serviços mínimos e essenciais para trazer alguma qualidade de vida para o povo.

E daí que nasce o desejo do povo em se tornar independente! E nesse ponto eles têm toda razão, pois não e fácil viver em um dos municípios mas ricos do estado do Maranhão, enquanto um distrito produtivo como Novo Bacabal, o povo viver totalmente esquecido pelas autoridades publicas da cidade de Açailandia.
--- ---