26 de abril de 2017

Gestantes beneficiárias do Bolsa Família de Açailândia, começa a receber repelente de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, e Chickungunya.

A secretária de Saúde Kerly Cardoso dando inicio a Ação.
Em uma ação conjunta com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypts, e levar a cada dia, uma saúde de qualidade a todas as gestantes do município, a Prefeitura Municipal de Açailândia, Governo Federal, e Governo do Maranhão, através da secretaria de saúde e do Departamento de Atenção Básica em Saúde, bem como do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional-SISVAN, vêm intensificando ações de combate Dengue, Zika e Chickungunha em todo município.


A partir de hoje dia 26/04, com a presença da Secretaria de Saúde do município Kerly Cardoso, na Unidade Básica de Saúde dos bairros (Bom Jardim/Laranjeiras), teve inicio a entrega repelentes para as gestantes beneficiarias do Bolsa Família. Essa ação, é com o intuito de prevenir as mesmas de contaminação do mosquito Aedes Aegypts, transmissor da dengue, Zika e Chickungunya.



De acordo com a nutricionista Hyandra Almeida, coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional-SISVAN, a distribuição dos repelentes que estar sendo feita, visa atender exclusivamente as mães beneficiárias do programa Bolsa Família. E vai ser estendida a todas as Unidades Básica de Saúde do Município, durante o atendimento e acompanhamento do pré-natal feita por enfermeiros do município.

“A Zika em gestantes, pode causar Microcéfalia nos fetos ainda em gestação, e por isso, se observa a importância dessa ação conjunta do Ministério da Saúde/Gov.Estadual e Governo Municipal. Ações como essa, tem sua importância, no sentido de prevenir ainda prematuramente que os recém-nascidos seja contaminados, e que venha ao mundo com total segurança e boa saúde”. Disse a Coordenadora da atenção básica Solange Camargo Bandeira.  .



A secretaria de saúde do município Kerly Cardoso, destacou a importância da parceria em conjunto do governo federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Açailândia. Segundo a secretária; “o prefeito Juscelino Oliveira, busca constantemente todos os mecanismos possível, com o intuito de levar a cada dia uma saúde pública de qualidade a todos”. Muito já foi feito, e sabemos que temos muito a fazer ainda, e podem ter certeza, aos poucos estamos transformando para melhor a saúde pública do município. Disse a secretaria de saúde Kerly Cardoso.