DAYANE LIMA NUTRICIONISTA

DAYANE LIMA NUTRICIONISTA

28 de abril de 2017

Secretaria de Saúde de Açailândia, intensifica ações de combate Dengue, Zika Vírus e Chikungunya no Assentamento Califórnia.

A prefeitura Municipal de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Gerência Regional de Saúde do Governo do Maranhão, Vigilância em Saúde e a Divisão de Endemias, segue intensificando ações de combate ao Aedes Eegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Ontem quinta-feira, (27), uma nova mobilização foi realizada, desta vez, no Assentamento Califórnia que fica as margens da rodovia BR-010 (Belem-Brasilia), distante cerca de 15 km da sede do município. A ação é parte de uma estratégia elaborada pelo setor de Vigilância em Saúde, que visa combater a proliferação dos possíveis focos do Aedes Aegypti.


Durante as atividades, as equipes fizeram visitas aos domicílios para orientar os moradores quanto aos cuidados de evitar a formação de ambientes que se tornem criadouros do mosquito. Além disso, foi realizado todo um trabalho educativo, com orientação sobre os cuidados que todos devem tomar a cerca do assunto, distribuição de panfletos, e pulverização pelo carro fumacê.

De acordo com Leomar da Silva  Mota, coordenador da Divisão de Endemias; “os moradores receberam nossa equipe muito bem, e ficaram bastante feliz com as ações desenvolvidas pela nossa equipe de Agentes de Endemias na comunidade, isso só reforça nosso compromisso de seguir em frente, no intuito de combater e livrar nosso município de possíveis focos de contaminação do aedes aegypti”. Concluiu Leomar.

“Sem o apoio do prefeito Juscelino Oliveira, esse tipo de ação seria impossível de acontecer, pois uma das metas principais da administração municipal, é levar uma saúde de qualidade para todos”. Uma prova disso, é a parceria com a VALE, Ministério da Saúde, e Governo do Maranhão, onde a saúde do município vem recebendo um dos maiores investimento da historia de Açailândia”. Informou a secretária de saúde.
Segundo ainda Kerly Cardoso, "é importante que os moradores sempre que possível, façam vistorias em ralos, pratos de plantas, bebedouros, pneus velhos, e outros pontos que possam ter água parada, e que são propícios à proliferação da Dengue".
É importante ressaltar, que 90% dos criadouros da dengue estão nas residências, e com as chuvas e temperaturas elevadas neste período do ano, é maior o favorecimento para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti". Disse a Secretária.