quinta-feira, 13 de julho de 2017

Parceria prefeitura de Açailândia e governo do Maranhão: Cirurgias de catarata e pterígio acontecem a partir de amanhã dia (14).


A Prefeitura municipal de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Governo do Maranhão, realiza amanhã (14), diversas cirurgias de correção da catarata e pterígio. As doenças, que afetam a visão, podem ser corrigidas com um procedimento considerado simples e que exige apenas anestesia local e nem precisa de internação do paciente.


PARCERIA
A ação é uma conquista da administração do prefeito Juscelino Oliveira. “as cirurgias só foram possíveis, devido os esforços da Prefeitura de Açailândia e Secretaria de Saúde, aliada à parceria com o governo do estado do maranhão, que junto à secretaria de estado da saúde, foi feita essa parceria”. Disse Kerly.

“Assim, o Governo disponibilizou os profissionais e todo o equipamento específico para a realização da cirurgia, que acontece na estrutura física do Hospital Macrorregional de Imperatriz Ruth Noleto”. Informou Kerly Cardoso secretaria de saúde de Açailândia.

COMO FOI SELEÇÃO
O atendimento para selecionar os beneficiários para realização das cirurgias foi realizado no ultimo dia 21 de abril passado, durante Caravana da Cidadania. O evento foi  realizado em uma parceria do município de Açailândia, e Governo do Estado do Maranhão. Evento esse, que aconteceu na Vila Ildemar.

ONDE VAI SER REALIZADA
O agendamento para que seja feito os procedimentos cirúrgicos, é de responsabilidade da direção do Hospital macrorregional Ruth Noleto de Imperatriz-Ma. Que entra em contato com os beneficiários, E após o contato, o beneficiário procura a secretaria de saúde de Açailândia, para solicitar a guia de encaminhamento.

 ENTENDA A CATARATA
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). As pessoas que possuem catarata têm a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

O pterígio consiste em um crescimento de tecido fibrovascular semelhante à conjuntiva sobre a córnea do olho. É conhecido popularmente como “carne crescida”, “vilídea” ou, às vezes, é erroneamente denominado de “catarata”. No entanto, pterígio e catarata são patologias distintas.

 ENTENDA O PTERIRIGIO
O pterígio deixa o olho vermelho e sintomas de ardência, irritação, sensação de corpo estranho, queimação e outros relacionados às desordens da superfície ocular. A patologia pode ser responsável por alterações visuais, como astigmatismo e até cegueira. Caso se desenvolva a ponto de atrapalhar a visão ou se torne um incômodo estético, pode ser retirado através de intervenção cirúrgica. A intervenção é realizada sob anestesia local e demora aproximadamente 30 minutos, não sendo necessária internação. Depois da cirurgia, a aplicação de colírios ou pomadas oftálmicas à base de antibióticos e anti-inflamatórios deve ser mantida por algumas semanas.


Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE