quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Parceria das Sec. de saúde e educação, amplia atendimentos do programa saúde bucal em Açailândia.

A Prefeitura de Açailândia, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), e do programa Saúde Bucal, vem realizando diversas atividades nas escolas da rede municipal de ensino, no intuito de promover ações na área de saúde Bucal, voltada para crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino.


Com o acompanhamento presencial, as equipes de saúde bucal vêm se revezando, com o objetivo de ensinar a forma correta, de como cuidar da saúde bucal de crianças e adolescentes, já no inicio do ciclo de vida, para que os mesmos não venham sofrer as consequências negativas no futuro.

Para isso, as equipes vêm proferindo palestras e atividades educativas nas nas escolas municipais, vendo de perto a realidade de cada um. Entre as atividades pode se destacar.

-Atividades educativas sobre higiene bucal (palestras)
-Escovação supervisionada
-Aplicação tópica de flúor
-Entrega de Kits (escova e creme dental)
-Avaliação da saúde bucal com possível encaminhamento as unidades    básica de saúde (UBS).

Como funciona o programa?
O PSE faz parte de uma política Inter setorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com ações voltadas para crianças, adolescentes e adultos matriculados nas escolas. O programa potencializará a parceria entre professores e equipes de saúde, com a promoção, prevenção e avaliação da saúde dos escolares.


“Para esse projeto atender seus objetivos é preciso que a Saúde e a Educação fortaleçam a parceria, andando juntas, da programação à execução das ações”, pontuou a secretária de Saúde, Kely Cardoso. E essa parceria com a secretaria de educação, na pessoa da secretaria Maísa Vieira, tem sido muito importante, e com certeza vai continuar, para poder levar uma saúde de qualidade para todos. Frisou a secretaria Kerly.

A coordenadora do programa saúde bucal Dra. Alcina Carvalho, lembrou que cuidar da saúde das pessoas é muito importante, e que essa importância ganha força de vontade, quando se tem o apoio integral das comunidades beneficiadas e atendidas, das equipes que compõe o programa, assim como o apoio do prefeito Juscelino Oliveira (PCdoB). Além disso, a parceria firmada das secretarias de saúde Kerly Cardoso, e de educação Maísa, é fundamental para realização de um bom trabalho. Explicou Dra. Alcina Carvalho.


A secretária municipal de Educação, Maísa Vieira, ressaltou o trabalho em conjunto das secretarias de saúde e educação, e a importância das escolas na formação de um cidadão melhor. Segundo ela, saúde e educação são as duas políticas sociais mais importantes de um governo. Pontuou.



As ações foram desenvolvidas nos seguintes locais pelos seguintes odontólogo e suas equipes: Escola Gastão Vieira com o Dr. Altemar Santos da Silva. Escola Maria do Carmo Marquesini com o Dr. Douglas Luines de Sousa. Escola Darcy Ribeiro, com o Dr. Henrique Caballero Steinhauser. Escola Nelson Pereira Duarte, com o Dr. Henrique Caballero Steinhauser. Escola Edilson Caridade, com o Dr. Vagner Oliveira. Escola pequeno príncipe, com o Dr. Wesckley Ribeiro Sales Caron. Escola Rafael de Almeida com a Dra. Cinthya. Escola Antônio Pereira Campos com a Dra. Rita Caballero Steinhauser. Escola Airton Sena, com a Dra. Suyane Cartaxo de Oliveira. Escola Kiola Sarney, Dra. Virginia Galleti.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE