sexta-feira, 20 de julho de 2012

Buritirana: O antes e o depois, uma nova esperança é possivel!


Quem viveu a adolescência no então povoado de Buritirana, que até 1994 fazia parte do município de João Lisbôa-MA, deve recordar muito bem como era bastante prazeroso conviver numa época em que a simplicidade e a inocência iam de encontro com a harmonia de vida.

 E todos nós vivíamos como se o nosso mundo, nossos vidas, nossos sonhos e conquistas se resumiria apenas o que víamos a nossa frente. Ou seja, ali era o nosso mundinho e nada mas importava.

Não existia ainda a Internet, o CD, o DVD, Orkut, Facebook, MSN e etc, pois as festas eram embaladas na antiga (Boate Carajás) da dona Maria Soldado (in memorian), onde brincávamos a noite toda, embalados pelas belas canções do grupo Menúdo, Marquinhos Moura, Biáfra, Giliard, Jose Augusto, Cátia, Dominó, Michael Jackson, Queen, Paralamas do Sucesso dentre outros. Sem violência, sem maldade.

Durante o dia formávamos nossos grupos de amigos, e juntos iamos tomar banho nas grotas do Canjaré, e nos açudes de água “Barrenta”. Além de uma vez ou outra participar dos antigos (Piqueniques), feito em baixo das mangueiras. E só quem foi dessa época deve se lembrar muito bem.

Jogávamos bola em campinhos de chão batido, descalço, pois não tínhamos dinheiro se quer para comprar um (Kichute), jogávamos peteca, jogávamos peão, brincávamos de carrinhos feitos de lata de oléo Dureino.
À noite juntávamos um grupo de amigos, para juntos, assistir TV em Preto e Branco na casa de poucos afortunados que conseguia comprar um aparelho, e a mesma para se  pegar uma imagem chuviscada, tinha   que se colocar a antena numa vara de madeira muito alta.

Sempre formávamos um grupo de amigos, e juntos, íamos  até o povoado “Tanque”,  encontrar com as gatinhas. Aqueles que tinham bicicleta era as preferências das mesmas! Já os que não tinham a magrela, além de ficar de escanteio, ainda tinha que pedalar de volta trazendo o dono da mesma na "garupa" para não vim a PÈ, mesmo assim era bastante prazerosa a vida.

Em 1994 o então povoado de Buritirana é emancipado! E todos esperavam que a emancipação fosse melhorar a vida de todos. Puro engano! Pura ilusão! Pois com a elevação do antigo povoado a município, parece que piorou ainda mais a vida do povo Buritiranense.

Os jovens,  se quiserem encontrar uma vida com mas dignidade, tem que deixar o seu lar, e vão embora, buscando novas oportunidades em terras estranhas! Pois os administradores públicos da cidade não investem em nada, que possa melhorar a renda e a vida do povo.

Muitos jovens daquela época, assim como esse Blogueiro que ora escreve, foram criados e teve toda sua infância junto ao atual prefeito Zé do Mundico, mesmo assim, esse cidadão sem o menor escrúpulo, vem em (2) mandatos consecutivo envergonhando e massacrando toda população, numa administração descabida, sem ética, sem moral, atolada em vários indícios de corrupção.

O povo de Buritirana não merece passar por todo esse vexame! Pra se ter uma idéia da situação caótica em que o prefeito Zé do Mundico vem fazendo com o município de Buritirana, até um simples parto, tem que ser feito em Hospitais da cidade de Imperatriz-MA.

Por tanto caros Buritiranenses, está mas do que na hora de juntos vocês que votam nessa pacata e ordeira cidade dá o troco nesse cidadão, e não votar em hipótese alguma no candidato apoiado pelo mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE