sexta-feira, 7 de julho de 2017

Fiema certifica empresas de Imperatriz e Açailândia pelo Procem


Cerca de 120 empresários industriais, micro e pequenos empreendedores de Imperatriz e região participaram nesta quarta-feira (05), do 19º Encontro com Empresários promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a ação que marcou a certificação de empresas pelo Programa de Certificação de Empresas (Procem) e o lançamento do novo Portal de Negócios do PDF/MA.

O primeiro vice-presidente da Fiema, Francisco de Sales Alencar, destaca que iniciativas como essa são capazes de criar novas oportunidades para os atuais e novos negócios. “Essa  iniciativa visa proporcionar a transformação da cultura empresarial e direcionar o foco da base industrial local para a inovação e os benefícios da tecnologia. Portanto, esse é um encontro onde a tecnologia, a parceria e a certificação de empresas criam novas oportunidades de negócios para a indústria tocantina e possibilitam também o seu ingresso à competitividade e ao desenvolvimento”, afirma.
Empresário do ramo metalúrgico, Raimundo Nonato avalia que a oportunidade é excelente por possibilitar a troca de experiências e ampliar a visão da classe empresarial. “Avalio como de extrema necessidade esses encontros que ampliam a visão do empresário e somam para que nos tornemos mais competitivos, dinâmicos e com diferencial no mercado”.
A ação contou com a participação de três palestrantes, o especialista em gestão e engenharia do produto pela escola politécnica da USP e engenheiro industrial mecânico Paulo Roberto, que falou sobre a ‘Indústria 4.0’; a mestre em Inovação Tecnológica e Cultura Organizacional pela Universidade Federal do ABC (UFABC) Eliane Regina Message, que falou sobre a ‘cultura para inovação como diferencial competitivo’  ; e a psicóloga Layze França, que abordou o tema Tecnologias do SESI para a indústria.
Para Paulo Roberto, o avanço da tecnologia industrial no Brasil depende de maior conhecimento por parte das empresas. “Essa nova Revolução Industrial surgida com a Indústria 4.0, é o novo desafio para a indústria brasileira e permite maior customização da produção e, consequentemente, ampliar o mercado a ser atendido pela empresa. O resultado é um retorno mais rápido através da tecnologia e da inovação”.

Certificação – Sete empresas de Imperatriz e Açailândia foram certificadas pelo Programa de Certificação de Empresas (Procem) que capacita os fornecedores locais para adequarem-se aos requisitos de gestão exigidos pelas empresas compradoras, atuantes no mercado nacional e internacional.
Ao longo de um ano, as empresas foram desafiadas a cumprir requisitos nas áreas de gestão empresarial: Qualidade e Produtividade; Contábil, Tributária e Trabalhista; Saúde & Segurança do Trabalho e Meio Ambiente e Responsabilidade Social.  Foram certificadas as empresas  Átala Colchões, MAC Projetos e Construções, Cruz e Cavalcante – DiFarda, Metalpar Indústria Metalúrgica, Vale das Carretas Serviços e Comércio de Autopeças, Macro Soluções e Ciole & Rocha – Matriz Esporte.
O Procem é uma ferramenta de capacitação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) que é mantido pelo Consórcio Alumar, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Eneva, Solar (Coca-Cola) e Vale.
Nayara Miranda, diretora da empresa Metalpar destacou os benefícios de participar do Procem. Ela garante que além da melhoria na organização e condições de fornecimento, com a certificação é possível também ampliar o mercado e atuação. “Nós estamos extremamente orgulhosos por ser a primeira metalúrgica certificada em Imperatriz, e por tantos avanços que obtivemos desde que aceitamos esse desafio que mudou pra melhor a rotina da empresa. E esse foi só o primeiro passo, pois já temos planos para o futuro”.
Proprietária da empresa Mattriz Sport, que está há 22 anos no mercado, Suzana Brasil, garante que a certificação é um diferencial no mercado atual. “Quando nós buscamos o Procem, nós tínhamos um objetivo que era buscar excelência nos nossos atendimentos, processos. Hoje nós atendemos os requisitos para trabalharmos em qualquer lugar do Brasil, e é perceptível a diferença na organização da empresa não só internamente, mas também no atendimento com o público externo”.
Na oportunidade, foi lançado ainda o novo Portal de Negócios do PDF/MA. O site é uma dinâmica ferramenta que disponibiliza diversas oportunidades de negócios, principalmente às micro e pequenas empresas. As mudanças foram apresentadas pelo representante do Conselho Gestor Dorgival Pereira.
“Sempre inovando, o PDF lança hoje em imperatriz seu portal de negócios, um ambiente que agrupa as ações dos seus três vetores de atuação que visa criar oportunidades para participação das empresas locais nos investimentos e compras de rotina das grandes indústrias do estado, capacitando as potenciais fornecedoras e estimulando a realização de negócios. Ao longo destes anos de existência o programa movimentou cerca de R$ 27 bilhões em negócios, realizou mais de 30 rodadas e encontros e certificou mais de 130 empresas em São Luís, Imperatriz e Açailândia, gerando emprego, renda e desenvolvimento ao estado”, finaliza Dorgival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE