quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Açailândia: MPE Promove a Campanha Cidadão Consciente Gestão Transparente

 
Na manhã de hoje (09/08), aconteceu no Auditório da Faculdade Vale do Aço (FAVALE) em Açailândia, uma audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão (MPE). O tema difundido no evento foi Cidadão consciente - Gestão transparente.


A audiência foi direcionada ao Setor de Saúde do Município, onde a secretaria de saúde Kerly Cardoso participou ativamente do evento. A gestora esteve acompanhada de assessores e todos os coordenadores de departamentos e programas, que desenvolve suas atividades na secretaria de saúde do município de Açailândia.

A promotora Glauce Mara Lima Malheiros, da 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia, como sempre muito enfática e segura em seu posicionamento, principalmente no tocante moralidade na coisa pública, apresentou um diagnóstico sobre as áreas que hoje mais afeta uma boa parte das administrações públicas Brasileira. A falta de transparência.

A promotora disse que: “a campanha vem sendo realizada” em todos os municípios da Comarca, e tem o objetivo de conscientizar cidadãos sobre direitos e deveres, e o Poder Executivo sobre a importância de cumprir as determinações legais, no tocante ao seu quadro de servidores em observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 

Dentre outros assuntos, foram destacados pela promotora, tópicos como funcionários fantasmas, acúmulo e vacância de cargos. Após a palestra, Glauce Mara, deixou a palavra franqueada à plateia, que lotou as dependências da Câmara, formada em sua ampla maioria por funcionários. Cada pergunta sendo respondida pela representante do MPE. 

A promotora destacou que "o prefeito deve atender os interesses coletivos, e não o individual como dá milheiros de tijolos, botijões, etc.". Disse ainda que "o cidadão também comete corrupção quando fura a fila no banco, sonega impostos, quando dar aqueles famosos “jeitinhos brasileiros”,... quando vende o voto". 

A secretaria de saúde do município Kerly Cardoso fez a abertura dos trabalhos, em seguida a Dra. Glauce Mara Lima Malheiro deu inicio a palestra, respondendo e explicando passo a passo os questionamentos referentes ao tema.


Para a gestora da saúde: “esse tipo de audiência é muito importante, pois todos ganhando, sem contar o  aprendizado que se adquire, sobre a moralização e sériedade com a coisa pública. e o ministério público estadual na pessoa da promotora Dra. Glauce Mara Lima Malheiro estar de parabéns pela iniciativa” Disse Kerly Cardoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE