terça-feira, 24 de outubro de 2017

Secretaria de saúde realiza ações alusiva a semana do bebê em Açailândia

Com objetivo de mobilizar os municípios brasileiros pela garantia da sobrevivência, e do desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida. A proposta da semana do bebê, é reunir esforços dos governos e da sociedade, em torno da garantia dos direitos das gestantes mães e filhos.

O evento tem o objetivo, de contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos; informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância, e  conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão  em desenvolvimento no município de Açailândia.

A Semana do Bebê, é uma iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido.

Os seis primeiros anos de vida, são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve a grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representará uma janela de oportunidade.

A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem, e da construção das relações sócias, fatores que influenciará definitivamente na vida afetiva profissional e social dos futuros jovens e adolescentes.

Por esse motivo, atendendo as determinações do prefeito Juscelino Oliveira, a secretaria de saúde do município, através da secretária Kerly Cardoso, e dos programas saúda da criança, e o programa de vigilância alimentar e nutricional, está promovendo ações  alusiva à semana do bebê.

As coordenadora do programa Vigilância Alimentar e Nutricional Hyandra Almeida, Hospital Municipal de Açailândia (HMA) Bernadete Oliveira,  e do Programa Saúde da Criança Suzane Vieira, já iniciaram as atividades, começando a proferir palestra no Hospital Municipal de Açailândia (HMA).

Dentre as ações da secretaria de saúde, o objetivo principal é desenvolver atividades como palestras sobre diversos temas, dentre eles, podemos citar aleitamento materno e terapia ocupacional para bebês, banho terapêutico, (Balde ofuró e chantala).

Confira a programação completa da semana.
23/10 (Segunda-Feira) – Abertura das atividades no Hospital Municipal de Açailândia.
Palestra com o tema: Aleitamento materno e cuidados com o bebe.
Local; Maternidade do (HMA).
Horário; 07:30hrs
Palestrante: Enfermeira Ada.
Palestra: Terapia ocupacional para bebês; banho terapêutico (Balde ofuró e shantala).
Local: Maternidade do (HMA)
Horário: 08h30Hrs.
Palestrante: T.O Fabiana e Thalita
24/10 (Terça-Feira) – Palestra sobre alimentação saudável na primeira infância.
Local: Clube das mães
Rua Boa vista 274, Bairros Capelosa.
Horário: 14h00Hrs
Palestrante: Nutricionista Hyandra
25/10 (Quarta feira) – Palestra sobre vinculo mãe e filho
Local: UBS Jacu/Sunil.
Horário: 08h00hrs
Palestrante Psicóloga Beth
(26/10 Quinta-feira) Alimentação Saudável para crianças: Teatro de fantoches.
Local: Escola Julieta Quintal
Horário; 08h00hrs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE