terça-feira, 7 de novembro de 2017

Prefeitura de Açailândia vai realizar campanha de prevenção ao Câncer de Próstata


A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal Saúde e em conjunto com as outras secretarias, vai realizar a partir da próxima semana, a Campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção do Câncer de Próstata, direcionada especialmente para a classe do sexo masculino do município.


Para preparar a organização da campanha, a Secretária Kerly Cardoso, vai se reunir com os profissionais da saúde do município, ultimando os preparativos para a realização do “Novembro Azul”.  A abertura deve acontecer em praça pública com o intuito de alcançar o maior número de pessoas na divulgação do evento.

Durante o desenvolvimento da campanha que deve seguir até o final do mês em curso, várias atividades serão desenvolvidas. Como palestras ministradas por profissionais especializados na área de urologia, panfletagem e realização de outros tipos exames adicionais tipo: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e DST/AIDs. Outras atividades serão desenvolvidas pela secretaria de Assistência Social, da Educação, Meio Ambiente, além de apresentações culturais na Praça da Bíblia.

No calendário nacional de prevenção do Ministério da Saúde, “Novembro Azul” é o mês de referência de cuidados com a saúde da população masculina. A campanha tem como objetivo único, promover a mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar o exame de prevenção de Câncer de Próstata.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.
Assim como acontece no caso do Outubro Rosa (em que edifícios ficam iluminados com cor de rosa), durante o Novembro Azul, monumento e edifícios relevantes são iluminados com a cor azul. Alguns exemplos são o Cristo Redentor e o Congresso Nacional.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens.

Além disso, o Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.

ASCOM- PMA – Por Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE