terça-feira, 22 de maio de 2018

Moradores da Vila Flávio Dino comemoram perfuração de poço artesiano

A problemática da falta de água para as famílias moradoras da Vila Flávio Dino, agora chega ao fim. Graças ao empenho do deputado Sérgio Vieira, que se empenhou ao pedido do prefeito Juscelino Oliveira e a requerimento em conjunto feito pelos vereadores César Costa e Carlinhos do Fórum, que também se preocuparam com a situação falta de água no vilarejo, a Flávio Dino em breve terá água potável jorrando nas casas.

O benefício é resultado do trabalho por meio de uma parceria firmada com o governo do Estado, prefeitura e Açailândia e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, e graças a estes compromissos e principalmente o respeito para com os moradores, o trabalho de perfuração do poço artesiano já foi iniciado e bastante festejado pelos moradores que reivindicaram a benfeitoria e testemunharam a chegada de homens e máquinas dando início ao trabalho de perfuração. 

A vila foi criada por meio de uma invasão, numa área localizada às margens da BR-010, próxima ao Centro de Controle de Zoonoses e ao bairro Barra Azul. Famílias “Sem-Teto” deram início a montagem dos barracos feito de tábuas e cobertos com lonas há mais de oito anos. De lá pra cá, os problemas de infraestrutura foram surgindo, a exemplo da falta de saneamento básico, água potável e energia elétrica. Alguns moradores se beneficiavam de alguns destes serviços por meio de gambiarras feitas de forma irregular e como paliativo. Por outro lado, no decorrer dos anos a administração municipal sempre se preocupou em estudar um meio, fazer um planejamento técnico objetivando resolver a situação daqueles moradores, inclusive com a possibilidade de regularizar a posse irregular dos terrenos. Problema que ainda está sendo estudado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. 

O ato da ordem do serviço para a construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no município de Açailândia, afixação da placa com valor da obra orçada em R$ 234.990,43 (Recurso do Tesouro Estadual), com prazo para entrega de 180 dias, bem como  a responsabilidade da obra como sendo da empresa Palmares Construções Ltda., e o início do trabalho, ocorreu na manhã desta segunda-feira,21, na presença de autoridades, moradores e imprensa. Para que se entenda melhor o caso, no final do ano passado (2017) Sérgio Vieira, assumiu um compromisso com os moradores da Vila, dando-lhes a garantia da aquisição e a escavação desse poço artesiano na comunidade. 

O parlamentar incansavelmente intermediou, fortalecendo a parceria entre Prefeitura Municipal de Açailândia e Governo do Estado, para que este benefício de fundamental importância para os moradores fosse concretizado nesta data. Na parceria, o Governo do Estado entrou com a perfuração do Poço e a Prefeitura em contrapartida através do SAAE entrou com a instalação da rede de encanação, além da mão de obra.

Graças as parcerias firmadas, envolvendo o prefeito Juscelino Oliveira, deputado Sérgio Vieira, governador Flávio Dino e deferimento ao requerimento feito em conjunto de autoria dos vereadores César Costa e Carlinhos do Fórum, o benefício chega em boa hora para as famílias da Flávio Dino, uma vez que é chegada a estação do verão nessa região e sem este benefício, o sofrimento dessa gente só aumentaria. 

ASCOM-PMA- Por: Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE