terça-feira, 12 de junho de 2018

Energia solar, uma solução viável ao alcance de todos.




Como é do conhecimento de todo o homem em sua ganância para ficar rico, está destruindo seu próprio habitat natural, e a escassez de agua já é uma realidade. E o que já está ruim, pode piorar ainda mais. Por tanto, se prepare, que os aumentos de preços tanto de combustível, ou energia elétrica serão inevitáveis.


O governo federal vendo o futuro nebuloso no setor energético copiou de países desenvolvido tipo a Alemanha, por exemplo, o sistema de Geração de Energia Compartilhada, ou seja, ON-GRID, em rede, onde os usuários que paga uma conta cara, fica endividados através de financiamentos bancários  por vários anos,  para adquirir um sistema de energia solar, que termina por beneficiar o sistema elétrico brasileiro. Pois todos excedente produzido por  sistema solar, gera apenas créditos para serem usados posteriormente, e não é reembolsável.

VANTAGEM DO SISTEMA ON-GRID
Ai você me pergunta, e qual é a vantagem e desvantagem de adquirir um sistema solar ON-GRID ou OFF-GRID?  Tem varias vantagens positivas, assim como negativas também.  Vamos lá, a vantagem do sistema de geração compartilhada, é que a companhia de eletricidade do seu estado se torna uma parceira.

Após o projeto de o futuro cliente ser aprovado junto a Cia, à mesma substitui o medidor antigo do futuro parceiro, por um bidirecional, que vai contar tanto a energia gerada e colocada na rede da companhia, e quando o cliente precisar usar essa mesma energia, tipo à noite quando o sistema solar não gera energia, o contador passa a girar ao contrario, devolvendo a energia gerada e que estava armazenada na rede da companhia de eletricidade.

No caso da geração compartilhada, o futuro parceiro da companhia consegue baixar uma conta de eletricidade em até 95% veja um exemplo, o cliente tem um consumo de 500 KVH por mês 500x0. 84=420.00,  se o mesmo resolver implantar um sistema com a capacidade de geração de exatamente de 500kvh, ou seja de  95%, o mesmo vai passar a pagar apenas 25kvh por mês, ou seja 25x0.84=21.00.  Lógico que ainda vem junto à iluminação publica e multas. Só que a media vai ser essa, de quem pagava R$ 420.00 vai passar a pagar apenas R$ 21.00.

Ai você pergunta, meu consumo é 500kvh por mês, o que acontece se eu adquirir um sistema que gere 800kvh mês? Nesse caso, mesmo assim você é obrigado a pagar a taxa mínima para companhia que é 25kvh, e o excedente vai se acumulando, podendo ser usado em até cinco anos, inclusive pode ser usados em outras unidades consumidores cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ dentro da mesma área de autuação de uma mesma companhia de eletricidade.

QUAL A DESVANTAGEM DO SISTEMA ON-GRID?
Ai você pergunta, e qual é a desvantagem? A desvantagem em relação ao sistema de geração OFF-GRID, é que caso sua área fique sem energia, mesmo você tendo seu sistema, você também vai ficar sem eletricidade, pois a companhia é que funciona como sua bateria, e no caso da falta de energia da companhia você também é atingido.

E QUAL A VANTAGEM DO SISTEMA OFF-GRID?
Assim como o sistema ON-GRID, o sistema fora de rede OFF-GRID, também tem seus pros e contras, além de ser um pouquinho mais caro. Muitos ver como desvantagem, o uso de bateria para armazenar a energia gerada, para ser usada a noite, por exemplo, quando o sistema não esteja gerando. A vantagem é que com o sistema fora de rede, você tem a possibilidade de se tornar auto-suficiente.

Outras vantagens, é que com o sistema OFF-GRID por ser um pouquinho mais caro, você pode ir adquirindo seu sistema aos poucos. Você pode ir retirando da rede da concessionaria, por exemplo, central de ar condicionado, geladeira, televisão, iluminação etc. Nesse caso, não precisa existir nenhum contrato com as companhias de eletricidade, e como seus equipamentos vai sendo desligado da rede, sua conta vai caindo automaticamente. E quando faltar energia da companhia, você continua com seus equipamentos funcionando.

Outras vantagens, é que podemos colocar em operação pelo sistema OFF-GRID, sem precisar usar bateria, diversos equipamentos que você só precise deles funcionando de dia. Um exemplo claro, é bomba de poço artesiano ou não, onde é possível alimentar a mesma  bomba que você já tenha no local, sem precisar mudar nada, e sem precisar do uso de bateria, pois a mesma começa a operar às 8 horas e para as 17 horas.

Nilton Sezar Ferreira Barros
È técnico em Energia Solar e  blogueiro
Mora em Açailândia-Maranhão
Tem  22 anos de experiência no setor
Contato (99) 99122-7528.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE