quarta-feira, 19 de setembro de 2018

A prefeitura de Açailândia promove ação alusiva ao mês Setembro Amarela no CAPS

O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Açailândia, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as atividades alusiva ao mês SETEMBRO AMARELO. 

O QUE É O SETEMBRO 
Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país, e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. 

Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.

Hoje em dia, o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens. De acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

PROGRAMAÇÃO 

Durante todo mês de Setembro, o órgão vem promovendo ações educativas, palestras, e oficinas, com a finalidade de educar, e melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes atendido pela a unidade. Informou a enfermeira Claudia Fonseca coordenadora do CAPS. 

Hoje quarta-feira 19/09, assim como já vem ocorrendo  desde o inicio do mês de Setembro, mais uma vez, foi realizado uma palestra na sala de espera órgão, que fica localizado na Rua Santos Dumont Nº 900 Bairro Getat. 

Durante a ação, pacientes e familiares, puderam ouvi atentamente a Dra. Juracy Morais Lima Saraiva, a Psicóloga  Silvana Nascimento Soares, o Enfermeiro Ricardo Ferreira de Oliveira, bem como a Assistente Social Francisca Alves Ferreira. Que juntos, detalharam aos presentes os motivos e a forma de prevenir o suicídio.

APOIO 
A prefeitura municipal de Açailândia, preocupada com alguns casos de suicídio que já ocorreu no município, tem dado total apoio a esse tipo de ação, com o intuito de conscientizar de uma forma clara e objetiva, sobre a importância do cuidado com a saúde mental, desmistificando ideias e práticas sobre a doença mental e os tratamentos propostos. disse Kerly Cardoso secretaria de saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE