quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Semana da Pátria é marcada com desfile cívico em Assentamentos da Zona Rural de Açailândia

A prefeitura de Açailândia por meio do gestor municipal Juscelino Oliveira, em comum acordo, com ex-secretária Maysa Vieira, (quando ainda respondia pela pasta), Enir Martins dos Santos, (atual secretária), a coordenadora da Educação do Campo, Naura Lúcia Mendonça, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, decidiram pela não realização do desfile cívico de 7 de setembro no centro urbano de Açailândia, restringindo a programação alusiva à data apenas dentro das escolas da rede pública no decorrer.


De acordo com informações colhidas na Secretaria de Educação, a não realização do desfile, tem como justificativa a redução de gastos durante a realização do evento, como: despesas com transporte para a equipe que compõe a banda do Exército do 50º. BIS, no trajeto de Imperatriz a Açailândia, (Vinda e Volta) aluguel de equipamentos de som, água mineral, refeição, além de despesas com outras bandas de outros municípios, bem como outros gastos.

Ainda segundo a atual secretária Enir Martins, a verba que seria destinada para o evento cívico, será economia para o município, que revestirá os valores na reforma de 15 escolas que já foi feita a licitação para a realização do serviço.

E no que diz respeito a programação alusiva à Semana da Pátria, ficou decidido e já está sendo desenvolvida nas escolas da rede pública desde segunda-feira,3. Os gestores das unidades de ensino ficaram responsáveis para fazerem suas programações a critério dentro da própria escola envolvendo o alunado. Na programação, inclui peças teatrais, recitais, corais e declamações de poesias relacionadas à independência do Brasil e canto do Hino Nacional, da Independência e da Bandeira.

Desde segunda-feira,03 após ser empossada, a secretária Maria Enir e a coordenadora da Educação do Campo, Naura Lúcia, estão acompanhando as atividades cívicas que estão sendo desenvolvidas na zona rural de Açailândia, a começar pelo Assentamento Nova Vitória, distante de Açailândia, cerca de 30-Km. Nesta localidade, Jahidê Silva Ponciano, gestora Escola Municipal Padre Josimo,  realizou o primeiro desfile cívico na história do povoado, passando pela principal rua do vilarejo, onde centenas de alunos participaram do momento cívico visto aos olhos de admiração dos moradores.

A equipe da Secretaria de Educação, acompanhou também desfile no Assentamento João do Vale, que teve como tema: “Temos um Brasil Independente?”. No Assentamento Sudelândia, três escolas da rede pública participaram do desfile: Escola Sudelândia; Escola Amor de Mãe; Escola Conquista da Lagoa e Centro de Ensino Lourenço Galletti-anexo III.  Já no Assentamento Antonio Alves Moreira, a programação ficou por conta da Escolas Ana Lúcia; Escola Novo Bacabal e Centro de Ensino Darcy Ribeiro-Anexo –I.

Na programação da Semana da Pátria, a Secretaria Municipal de Educação visa o quão importante é a comemoração dessa dada, pois foi nesse dia que o príncipe regente Dom Pedro I, deu o grito de liberdade do Brasil, às margens do rio Ipiranga, decretando a liberdade e a Independência do Brasil sobre a coroa portuguesa.

“Por isso, a comemoração do dia 7 de setembro tende a ser a mais importante do nosso país, depois do dia 15 de novembro que simboliza o dia da proclamação da república. Este ano simplificamos a programação em Açailândia, deixando a realização por conta das escolas na zona rural e no centro da cidade.  As atividades relacionadas ao tema ficaram a critério dos gestores escolares de cada Unidade de Ensino da Rede Pública. O trabalho da Educação deve sempre ser contínuo”, finaliza Enir Martins, ressaltando o trabalho e legado deixado pela professora Maysa. Disse ainda, que pretende dar continuidade nos projetos voltados para a educação deixados por Maysa Vieira. Ela, soma e sempre somou para a educação do município enquanto secretária”, disse a secretária.

ASCOM-PMA – Por: Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE