terça-feira, 23 de outubro de 2018

Vacinação contra a raiva animal foi realizada com sucesso em Açailândia

O dia “D” voltado especialmente para a campanha de vacinação antirrábica, realizado no último sábado,20, pela Secretaria Municipal de Saúde e a UVZ - Unidade de Vigilância em Zoonoses, contou com a participação maciça de criadores de cães e gatos em Açailândia. A vacinação aconteceu durante todo o dia, das 08h00 às 17h00 em 25 UBS’s e praça públicas. 


A data marcou a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer animal e humano. A prova disso, foi a quantidade de moradores que foram nos locais de vacinação para imunizar o seu “bichinho de estimação”, prevenindo da doença.

Em Açailândia, a vacinação contou com a participação de profissionais da Secretária de Saúde, da UVZ - Unidade de Vigilância em Zoonoses e a parceria da FAVALE - Faculdade Vale do Aço e do Instituto Veneza que disponibilizaram alunos do Curso de Medicina Veterinária e Técnicos de Enfermagem para atuar na campanha como vacinadores. Mais de 100 alunos protagonizaram o dia de vacinação. A prática serviu como experiência na grade curricular de cada aluno dentro da escola.

Em entrevista o diretor da UVZ, Odacy Miranda, ressaltou que este ano a campanha foi muito bem elaborada e superou todas as expectativas quanto a participação da população. “Nesta campanha, foram vacinados 11.296 animais, sendo 7.208 cães e 4.088 gatos só na zona urbana. Uma cobertura de 75,61%. Lembrando que a campanha ainda continua até o final do mês na zona rural e na UVZ para quem não conseguiu vacinar no dia “D”.  É muito importante ficar alerta porque a raiva é altamente letal. A transmissão acontece na maioria dos casos pela mordida de animais infectados. Mas também existe a possibilidade de se contrair a doença pelo contato da saliva do animal raivoso diretamente nos olhos, mucosas ou feridas”, disse Odacy, afirmando que até o final da campanha o município atingirá a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 17.450 animais a serem vacinados.

Para quem ainda não conseguiu vacinar seu animal, deve procurar a UVZ – Unidade de Vigilância em Zoonoses, localizada na BR-222- bairro - Barra Azul, até o dia 31 de outubro. 

ASCOM-PMA – Por Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE