quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Novembro Azul - Secretaria de Saúde encerra campanha de prevenção do Câncer de Próstata, mas atendimento e informações continuam nas UBS’s

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação especial, cheia de ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. No mês de outubro passado as ações foram direcionadas especificamente às mulheres no combate ao câncer de mama e durante todo o novembro todas as atenções e ações foram voltadas para alertar e prevenir aos homens sobre o câncer de próstata.


No dia 09 de novembro, aconteceu a abertura oficial da campanha no combate ao Câncer de Próstata na Praça do Mercado. Várias barracas foram montadas e nelas profissionais da saúde atenderam centenas de homens, aferindo a pressão arterial, teste rápido de DST/AIDS, glicemia, distribuição de panfletos, orientações sobre o câncer na próstata, entre outras.

Este ano, a campanha ganhou grande proporção e adesão por parte dos homens, que antes, resistiam à busca de informações ou até mesmo se deslocarem até uma Unidade de Saúde para fazer os primeiros procedimentos de prevenção à doença. De acordo cm informações da Secretaria de Saúde, foi surpreendente o grande número de homens que participaram em massa das atividades desenvolvidas durante este novembro. No ao passado o número foi bem menor.

Nesta quarta-feira,28. O encerramento oficial da campanha aconteceu na Unidade Básica de Saúde Maria do Carmo Carneiro Lima, na Vila Ildemar, onde várias ações foram desenvolvidas, entre elas, aferição de pressão teste rápido, teste de glicemia, além do encaminhamento direto para a realização do exame de próstata.

Fernando da Silva Costa, diretor da UBS, disse durante os dias da campanha, o evento superou as expectativas da SEMUS, onde houve uma grande participação e procura por parte dos homens, o que não aconteceu no ano passado. Sem falar do apoio logístico da Secretaria de Saúde, através da coordenação da Atenção Básica da Saúde, além da parceria e participação dos alunos do curso de enfermagem do Instituto Veneza e FAVALE- Faculdade do Aço, que contribuíram durante a campanha.

Segundo a coordenação do departamento da Atenção Básica da Saúde, a campanha encerra hoje, mas, o atendimento ao público masculino, bem como todas as informações sobre a prevenção do Câncer de Próstata continuam nas UBS’ s de Açailândia e que no próximo ano o atendimento será intensificado rotineiramente.   
  
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE