quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Projeção mapeada: como a Epson fará o Cristo Redentor 'ganhar vida' no Réveillon

Em parceria com Projeta Rio, ação fará o monumento dar 'giro de 180º' e mandar mensagem de paz na linguagem de sinais (Libras).

Palco de uma das mais famosas celebrações de Réveillon do mundo, o Rio de Janeiro terá uma grande novidade em sua programação: uma projeção mapeada no Cristo Redentor, na noite de 31 de dezembro. Com patrocínio da Epson, em parceria com o Projeta Rio, o histórico monumento receberá uma face humanizada e mandará uma mensagem de paz na linguagem de sinais (Libras). Entretanto, como é possível "dar vida" ao Cristo?

"Para esta projeção mapeada, utilizaremos, simultaneamente, seis projetores do modelo mais potente da Epson, o Pro L25000U. Cada um desses equipamentos tem 25.000 lumens e tecnologia 3LCD de três chips, sendo capazes de produzir uma qualidade superior a Full HD. Com o posicionamento estratégico e a tecnologia a laser, temos convicção da realização de um grande espetáculo", afirmou Gabriel Gonçalves, gerente de negócios da Epson.

Pela primeira vez, o Cristo Redentor terá imagens projetadas tanto em sua parte frontal quanto na posterior. Um dos pontos altos será uma rotação ilusória de 180º da estátua, em que o Cristo se voltará para os bairros da cidade que ficam às suas costas e emitirá uma mensagem de paz em linguagem de sinais (Libras) por meio das técnicas de videomapping. As projeções poderão ser vistas a partir dos bairros próximos à Floresta da Tijuca e serão transmitidas em um telão na praia de Copacabana.

"A tecnologia de projeção mapeada permite criar diversos tipos de efeitos visuais. Nosso objetivo é fazer algo da grandiosidade que uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno merece. Cariocas e turistas que estiverem na cidade durante as celebrações do Réveillon poderão presenciar a magnitude deste projeto. Até mesmo aqueles que acompanharem pela televisão serão impactados com os efeitos visuais causados pelos projetores", completou Gabriel Gonçalves.

Em janeiro deste ano, a Epson realizou uma projeção mapeada desenvolvida pelo Estúdio Preto e Branco na fachada do Belmond Copacabana Palace como parte do Prêmio Mapping Challenge América Latina. Com o tema "Rio de Janeiro: Cidade Maravilhosa", a ação celebrou os principais pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, e destacou também a diversidade cultural existente no Rio de Janeiro. Naquela ocasião, foram utilizados oito projetores Epson Laser Pro L25000U, resultando em um Jacaré de Ouro do Prêmio Caio na categoria de Soluções Inovadoras e Novas Tecnologias.

"A Epson tem realizado investimentos que vão além do mercado de impressão. Enxergamos a tecnologia de projeção mapeada como um meio efetivo de realizar projetos que gerem impacto na sociedade. Este recurso pode ser utilizado por diferentes segmentos de mercado quando elaborado de maneira criativa. Não há limites de setores para a projeção mapeada", encerrou Eduardo Valentin Gonçalves, head de marketing da Epson.

Projeta Rio

O Projeta Rio foi criado no início de 2018 como uma ação cultural de inclusão digital, realizando oficinas de videomapping para jovens das comunidades da Rocinha, do Vidigal e do Santa Marta. Foram ministradas 40 horas de aulas que iniciaram dezenas de jovens na criação e realização de projeções mapeadas. A dinâmica das oficinas incluiu experimentações analógicas e digitais em arte e prática com softwares especializados.

Um dos resultados das oficinas é um videomapping colaborativo coordenado pelo VJ Notívago. É este mapping colaborativo que será projetado nas superfícies frontais e posteriores da estátua do Cristo Redentor logo após os fogos de Ano Novo.

Sobre a Epson

A Epson é uma empresa líder mundial em tecnologia dedicada a conectar pessoas, coisas e informações com suas tecnologias eficientes, compactas e de alta precisão. Com uma linha de produtos que abrange desde impressoras a jato de tinta e sistemas de impressão digital até projetores 3LCD, relógios e robôs industriais, a empresa dedica-se a impulsionar a inovação e superar as expectativas dos clientes no campo da impressão por injeção de tinta, comunicações visuais, dispositivos móveis e robótica.

Liderado pela Seiko Epson Corporation, com sede no Japão, o Grupo Epson emprega mais de 81 mil pessoas em 85 empresas em todo o mundo e se orgulha de suas contribuições contínuas ao meio ambiente global e às comunidades nas quais opera.

Para mais informações sobre a Epson, visite: http://epson.com.br/. Você também pode se conectar com a Epson do Brasil no Facebook (facebook.com/EpsonDoBrasil), Twitter (twitter.com/EpsonDoBrasil), YouTube (youtube.com/EpsonDoBrasil), e Instagram (instagram.com/EpsonDoBrasil).

Informações para a imprensa:
Grupo CDI Comunicação e Marketing
Bruno Oliveira
Tel: (11) 3817-7924

William Maia
Tel: (11) 3817-7968

Everton Vasconcelos
Tel: (11) 3817-7947


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE