sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

1ª Cooperativa de Geração de Energia Solar será criada em Açailândia

Reunião de apresentação no Centro Empresarial de Açailândia
Na noite de ontem quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019, o técnico em Energia Solar e representante da SunHybrid do Brasil para o Maranhão Nilton Sezar Ferreira Barros, juntamente com o Secretário de Indústria Comércio do Município de Açailândia Heliomar Laurindo, apresentou na sede do Centro Empresarial de Açailândia (CEA), o projeto de criação da Cooperativa de Geração de Energia Solar do Maranhão (COOGESMAR).

A reunião contou com a participação de membros do Centro Empresarial de Açailândia (CEA), e foi presidida pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista E Atacadista de Açailândia (SICA), o empresario Djalma Chaves, bem como a participação do Secretário de Industria e Comercio de Açailândia Heliomar Laurindo. Na oportunidade, o técnico em Energia Solar Nilton Sezar Ferreira Barros fez uma breve explanação sobre a criação da Cooperativa. 

Na oportunidade, o Secretário de Industria e Comercio do Município Heliomar Laurindo foi indagado pelo empresário Djalma Chaves, quanto ao apoio do Prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira no tocante a criação da Cooperativa de Geração de Energia Solar, e o mesmo informou aos presentes, de que o Prefeito Municipal declarou total apoio ao projeto, e além do município ter interesse de participar como cooperado, inclusive após a criação da cooperativa, a prefeitura irá doar a área para ser montada a usina. 

O secretario de Industria e Comercio do Município, fez questão de destacar a importância de criação da Cooperativa, uma vez que a mesma uma vez em funcionamento, trará um alivio financeiro para o bolso de todos os participantes cotistas. E segundo ainda Heliomar Laurindo, todos os projetos que visem o desenvolvimento do Município terá total apoio tanto da prefeitura Municipal na pessoa do prefeito Juscelino Oliveira, bem como da Secretaria de Industria e Comercio do Município.

A ideia de implantação da Usina Solar Fotovoltaica foi bem aceita pelos presentes, durante a 1ª de uma serie de reuniões que que ainda irá acontecer. E com isso, Açailândia dará um passo importante quanto a Geração Própria de Energia. E quem sai ganhando com isso? são todos os cooperados, pois existe a possibilidade real das contas de energia dos cooperados cotistas baixarem em até 95%. 

O projeto de criação da Cooperativa de Geração de Energia Solar do Maranhão (COOGESMAR) tem por finalidade, agregar pessoas interessadas na criação e implantação de uma Usina de Geração de Energia Solar Fotovoltaica, inicialmente operando em Açailândia onde será implantado o projeto piloto, e no futuro, com a possibilidade de expansão para todo o estado do Maranhão. 

O projeto da Cooperativa de Geração de Energia Solar do Maranhão (COOGESMAR), seguirá o mesmo padrão de qualidade da cooperativa de energia renovável do Pará que entrou em funcionamento no município de Paragominas em 2016. A micro usina de energia solar fotovoltaica da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober). 

A Coober foi a primeira cooperativa de energia renovável do Pará que entrou em funcionamento no município de Paragominas. A micro-usina de energia solar fotovoltaica da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober) começou a operar neste mês de agosto com capacidade de 75 KWp, potência que deve ser ampliada em breve. 

Segundo a cooperativa (Coober) foram investidos R$ 600 mil na micro-usina solar. O recurso provém da contribuição dos 23 cooperados. A Coober foi criada em fevereiro deste ano, com base nas novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que entraram em vigor em dezembro de 2015, com o objetivo de estimular a geração de energia pelos próprios consumidores. 

A partir de agora, será formalizada uma uma lista de pessoas interessadas em participar da criação da cooperativa. E após de obtiver uma quantidade minima de vinte pessoas, a mesma já poderá ser criada. E uma vez criada, os cooperados cotistas terão uma serie de benefícios que proporcionará diversas vantagens às pessoas participante do Projeto. E serão muitos os benefícios que a Cooperativa trará aos seus integrantes no tocante a redução das contas de energia elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE