sábado, 30 de março de 2019

Energias renováveis e cooperativismo foi tema em semanário realizado pela (OCB) em Açailândia



Ontem sexta-feira (29), Açailândia foi palco do Seminário sobre Energias Renováveis e suas potencialidades de exploração racional, que teve o seguinte tema: Energias Renováveis e Cooperativismo. Você sabia que pode gerar sua própria energia através do cooperativismo? 

O seminário aconteceu das 8 às 12 horas, no auditório da ACIA. E foi realizado pelo sistema (OCB-Sescoop/MA) com o apoio da prefeitura de Açailândia, ACIA, SICOOB, SEBRAE, e SINCOTUR. E açailândia escolhida para realizar o evento, em virtude da criação da primeira Cooperativa de Energias Renováveis do Maranhão (COOERMA). 

O seminário contou com a presença do empresario Wanderley Trombela presidente do SICOOB, empresario Écio Gaston da diretoria da ACIA, e dos palestrantes: Aureliana Luz, presidente do Sistema (OCB-Sescoop/MA). Adriano Trentin Fassini da (OCB-Sescoop/MA). Engenheiro Marco Morato da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Camila Japp da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). Heliomar Laurindo Secretario de indústria de comercio de Açailândia. Reginaldo Medeiros, Gestor de negócios do SEBRAE/MA. E Alan Melo, economista, da Cooperativa Brasileira de Energias Renováveis (COOBER) de Paraogminas-Pa.

Enfatizando as possibilidades de energias renováveis através do cooperativismo, seja ele Solar, Hídrica, ou de biomassa, durante o seminário, Marco Morato fez uma ampla explanação sobre o tema. Já Camila Japp, detalhou aos participantes a oportunidade de conhecer as potencialidades elencadas no cooperativismo, em especial demonstrando o potencial de cooperativismo na Alemanha.

O secretario Heliomar Laurindo, enfatizou a importância do cooperativismo não só no tocante a fontes de energias renováveis, mais em toda cadeia produtiva, tais como cooperativa de produção, de reciclagem dentre outras. E disse que o prefeito de Açailândia Juscelino Oliveira tem dado total apoio a novas ideias, que ajude na implementação de geração de emprego e renda para a população.

Já o economista Alam Melo, fez uma explanação geral sobre a criação da COOBER em Paragominas, detalhando o inicio da constituição até a entrada em operação daquela que foi a 1º cooperativa brasileira de energia solar. o economista explicou da felicidade dos cooperados quando a usina entrou em operação, que culminou com uma economia bastante significativa para os cooperados.

Além dos palestrantes, e do público presente, participaram também alunos da escola Adonai Objetivo de Açailandia, que foram conhecer de perto como funciona o cooperativismo, e suas potencialidades não só na área de geração de energia, mais em todo o contexto social inclusive na área de educação.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE