segunda-feira, 11 de março de 2019

Sec. Heliomar Laurindo e empresários visitaram usina solar em Paragominas com o intuito de implantar a primeira Usina Solar Fotovoltaica do Maranhão em Açailândia

Daniel Tabajara, Heliomar Laurindo, Dr. Sergio Damasceno e Daniel da Metalúrgica

A primeira Cooperativa de Energia Solar do Maranhão vai ser implantada no município de Açailândia. A ideia partiu do técnico em energia solar e representante comercial da empresa sunhybrid do Brasil, Nilton Sezar Ferreira Barros, um fascinado por fontes alternativas de energias renováveis.



A Cooperativa de Energias Renováveis do Maranhão (COOERMA), será implantada com recursos obtido através dos cooperados, que serão beneficiados através de cotas partes, com descontos em suas unidades consumidoras, reduzindo suas contas de energia elétrica em até 95%, desde que esteja cadastrada no mesmo CPF ou CNPJ dentro do estado do Maranhão.


Entenda o caso

Com a ideia em mente, baseada na COOBER de Paragominas, o técnico em energia solar Nilton Sezar, fez uma visita ao empresário Vanderley Trombela, solicitando informação de como proceder para apresentar a ideia de criação da cooperativa na Associação Comercial e industrial de Açailândia (ACIA), de imediato, seguindo orientação do empresário Vanderley, o mesmo enviou um oficio a entidade empresarial, solicitando um espaço para apresentar aos empresários o projeto.

Primeira reunião na ACIA

Em 14/02/2019, aconteceu a primeira reunião no Centro Empresarial de Açailândia (CEA), onde foi convidado para fazer parte da mesa, o Secretario de Indústria e Comercio Heliomar Laurindo, a quem já havia sido apresentada a ideia pelo técnico em energia solar Nilton Sezar, logo após o mesmo ser empossado no cargo pelo prefeito Juscelino Oliveira.

Diante da ideia, o secretario Heliomar de imediato achou o projeto interessante, e resolveu abraçar a causa, levando o mesmo ao conhecimento do prefeito Juscelino Oliveira, que se comprometeu  após a criação da cooperativa, doar um terreno para construção de a Usina Solar Fotovoltaica.

Segunda reunião na ACIA 

Em 26 de fevereiro aconteceu na sede do Centro Empresarial de Açailândia (CEA), a segunda reunião para definir a fundação da 1ª Cooperativa de Energias renováveis do Maranhão (COOERMA). Na oportunidade, se fez presente parte dos membros da diretoria da Associação Comercial (ACIA). A reunião foi presidida pelo Secretario de Indústria de Comercio do Município de Açailândia Heliomar Laurindo.

Na Oportunidade, o prefeito municipal Juscelino Oliveira enviou para a reunião, o Secretário Municipal De Regularização Fundiária Levilson Oliveira, para tratar da doação do terreno para a cooperativa. E teve como convidados o senhor Adriano Trentin Fassini Superintendente do Sistema OCB/Sescoop MA. Cynthia Baluz, Gerente de Desenvolvimento das Cooperativas representantes do Sistema OCB/Sescoop MA. E Reginaldo Medeiros, gestor de negocio do SEBRAE de Açailândia.

Visita a Paragominas

Com o grupo formado, o secretario Heliomar Laurindo agendou uma visita junto ao Dr. Sergio Damasceno, um dos fundadores e cooperado da (COOBER), para que fosse feita a visita e conhecer de perto o projeto pioneiro implantado no Brasil. Do qual o Dr. Sergio Prontamente atendeu ao pedido. 

Após o agendamento, foram convidados os pretensos futuros cooperados para viajar até Paragominas para conhecer de perto o projeto pioneiro implantado em 2016, e que deu certo. E na ultima sexta-feira dia (9), juntamente com os empresários Daniel do Supermercado Tabajara, Daniel da metalúrgica Daniel, e do técnico em energia solar Nilton Sezar a visita foi concretizada.

Agora com a formação do grupo, falta apenas ser definido pela engenharia elétrica a potência em KWP da usina a ser instalada, e a criação da cooperativa, para que possa ser doado de forma legal o terreno pela prefeitura municipal.

Usina Solar Municipal

O secretário Heliomar Laurindo em conversa com o Dr. Sergio Damasceno ficou tão empolgado com o projeto, que vai levar a ideia para que o prefeito Juscelino Oliveira possa estudar e analisar a criação de uma Usina Solar fotovoltaica própria do município, para que seja abatido os descontos nas contas de energia elétrica  nas repartições e logradouros públicos, trazendo com isso, uma economia gigantesca ao tesouro municipal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE