quarta-feira, 26 de junho de 2019

A medicação para insônia pode acordar alguns pacientes do estado vegetativo

Uma revisão sistemática do zolpidem para distúrbios neurológicos não relacionados à insônia, incluindo distúrbios do movimento e distúrbios da consciência, encontra motivo para pesquisas adicionais.

Em uma nova revisão sistemática no JAMA Neurology , os pesquisadores da Michigan Medicine encontraram razões para explorar ainda mais os efeitos surpreendentes do zolpidem que foram observados fora do escopo de sua aprovação pela Food and Drug Administration.
"Nós vimos um efeito dramático em uma pequena quantidade de pacientes com uma variedade de condições", diz Martin "Nick" Bomalaski, MD, um médico residente do Departamento de Medicina Física e Reabilitação. Em uma das primeiras revisões sistemáticas desse efeito único, ele passou dois anos examinando todos os estudos de caso e pequenos ensaios publicados.
A maioria dos pacientes que responderam ao zolpidem por distúrbios neurológicos não relacionados à insônia teve um distúrbio da consciência ou um distúrbio do movimento, relata Bomalaski. Isso inclui aqueles em coma e estados vegetativos, e outros com doença de Parkinson e distonia. Além disso, alguns outros pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ou lesão cerebral traumática, ou pacientes com demência, foram prescritos para uma variedade de sintomas, incluindo afasia, apatia e coordenação motora. Ao todo, mais de 20 distúrbios neurológicos fizeram parte da revisão.
Efeitos significativos, mas transitórios
Para a maioria dos pacientes que apresentaram melhora após o uso de zolpidem, os efeitos tenderam a durar de uma a quatro horas, mas foram repetíveis. Dependendo da condição, foi relatado progresso na recuperação do coma, distonia, doença de Parkinson e outras escalas que medem as habilidades motoras, auditivas e verbais. Alguns pacientes melhoraram para um estado minimamente consciente, enquanto outros tentaram falar com seus entes queridos, talvez pela primeira vez em anos. Os resultados de neuroimagem funcional de alguns pacientes melhoraram também.
"Este é um daqueles estranhos paradoxos em que os efeitos de uma droga insônia parecem ter o efeito oposto para pacientes que têm paralisia ou condições neurológicas", diz o co-autor Mark Peterson, Ph.D., MS, FACSM, professor assistente de medicina física e reabilitação e membro do Programa de Pós-Graduação do Instituto para Políticas e Inovação em Saúde e Neurociência da UM. Algumas famílias solicitarão o zolpidem depois de encontrar um estudo de caso ou um artigo de notícias on-line, porque sentem que não há outras opções reais para seus entes queridos.
Mas o zolpidem não funcionou para todos. A taxa de resposta nos artigos revisados ​​foi entre 5 e 7 por cento para pacientes com distúrbios da consciência, e até 24 por cento ou até mais para pacientes com distúrbios do movimento. Para os sujeitos desta revisão, o efeito adverso mais comum foi que o zolpidem, na verdade, sedava os pacientes como se veria no uso regular da droga. Isso aconteceu em 13 dos 551 pacientes da revisão sistemática.
A primeira revisão sistemática
Bomalaski tratou muitos pacientes afetados com esses distúrbios da consciência e achou os relatos de casos existentes bastante interessantes.
"Eu vi como essas condições afetavam sua função e qualidade de vida", diz ele. "Para ver que algo tão simples como uma dose média de um remédio para dormir tinha, em 15 minutos, acordado alguém de um estado vegetativo parecia extraordinário, e eu queria continuar com isso."
A pesquisa inicial revelou mais de 2.300 artigos exclusivos. Depois de avaliar os resumos, a equipe de Bomalaski reduziu os artigos para 89. Outra triagem incluiu uma leitura completa dos 89 artigos, levando a uma revisão sistemática de 67 deles. A maioria é considerada evidência de baixo nível, incluindo relatos de casos e pequenos estudos intervencionais.
Bomalaski revisou os 67 artigos para tipo de transtorno, dosagem de zolpidem, frequência, efeito e quaisquer efeitos adversos. Apenas 11 dos estudos tinham mais de 10 participantes, mas todos juntos, havia 551 participantes.
Orientação para pesquisas futuras
"Esse tipo de relatório traz mais perguntas do que respostas, embora algo assim seja realmente fundamental para orientar um ensaio clínico maior", diz Peterson. O próximo passo é estudar segurança e eficácia, dizem os autores.
Outro tópico para mais pesquisas é avaliar se os efeitos do zolpidem dependem da parte do cérebro que está lesionado. Os pesquisadores relatam que os efeitos exclusivos do zolpidem podem estar presentes em pacientes cujos gânglios da base, que ajudam a processar informações para realizar uma ação, não estão mais funcionando corretamente.
"Os efeitos restauradores nos gânglios da base podem superar os efeitos hipnóticos no córtex frontal", diz Bomalaski, que está indo para a Universidade de Washington para uma bolsa de estudos sobre lesão cerebral.
"Ainda precisamos aprender muito mais para responder à pergunta sobre se deveríamos usar isso em nossa prática clínica".
Fonte da história:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE