Município realiza 1º. Simpósio de Educação de Surdos em Açailândia


Abertura do I Simpósio de Educação de Surdos de Açailândia - Ensino de Português Como Segunda Língua: Práticas Pedagógicas, Propostas Metodológicas aconteceu na quinta-feira (26/09) e encerra no sábado (28/09).
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 26 a 28 de setembro, o 1º.  Simpósio de Educação de Surdos com o tema: “O Ensino do Português como Segunda Língua; Práticas Pedagógicas e Propostas Metodológicas”, em conjunto com o Departamento de Educação Especial em parceria com o ADERA - Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Região dos Açaizais.
O evento de educação especial inclusiva aconteceu teve no auditório do CEA – Centro Empresarial de Açailândia nos dia 26 e 27 de setembro e encerrou no dia 28, (sábado) no Centro Educacional Antônio Carlos Beckman, com uma vasta programação e troca de experiência entre os participantes.
Participaram de gestores e professores de municípios que fazem parte da Regional de Açailândia, entre eles: São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Itinga do Maranhão, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Cidelândia. Representantes da URE - Unidade Regional de Educação de Imperatriz também.
O certame educacional é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com uma programação com palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos pelos participantes, além de apresentação culturais encenadas pelos membros da Associação de Surdos e Mudos de Açailândia.
O objetivo do evento é apresentar e discutir o atual cenário da Educação Especial e Inclusiva na cidade de Açailândia e região, a partir das práticas educacionais destinadas a incluir os alunos com deficiência desde a Educação Básica ao Ensino Superior.
“O Simpósio de Educação busca incluir e dar a oportunidade a todas as crianças que apresentem qualquer tipo de deficiência. Que elas, sejam abraçadas e incorporadas no ambiente escolar com muito zelo e amor. Esse Simpósio oportuniza ao professor organizar o currículo pedagógico, conteúdos de sala de aula, se adequando à realidade de cada uma dessas crianças portadoras dessas deficiências. Vamos também ter a oportunidade de ampliar os nossos saberes em torno da inclusão escolar”, destaca a Secretária de Educação – Karla Nascimento.
Segundo destacou a coordenadora da Educação Especial, Ivanilde Sobral, “Escolhemos como temática principal o ‘Ensino de Língua Portuguesa’, porque a nível nacional, essa é a principal dificuldade para esta classe. O surdo tem a sua linguagem própria e no entanto, quando isso vai ser transformado para a língua escrita, muita coisa se perde. Os professores de português avaliam cada um deles como se a língua oficial fosse a Língua Portuguesa. Precisamos ter todo cuidado para este olhar, receber todas as instruções tanto para o surdo como para o professor de Língua Portuguesa. Para tanto, a prefeitura está trazendo o grupo de palestrantes, pesquisadores de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Estado do Pará, grupo que conta com 10 anos de experiência atuando na área”, finalizou Ivanilde Sobral.  

ASCOM-PMA – POR: Antônio Maria
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