segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Projeto de LEi sancionado pelo prefeito Aluísio, cria a Taxa Florestal Municipal de Açailândia


O prefeito de Açailândia Aluísio Silva Sousa, com o intuito de diminuir o impacto relacionado à desaceleração da economia, gerada com o plantio de eucalipto no município. Encaminhou através da mensagem 25/2019 a Câmara Municipal, um projeto de lei Nº 23 de 10 de Dezembro de 2019, que em seguida foi aprovado em regime de urgência, e sancionado pelo executivo, que institui a “Taxa Florestal Municipal de Açailândia/MA e da outras providencias”.

A atitude louvável e corajosa do gestor, visa única e exclusivamente proteger a saída in natura da matéria prima oriunda do plantio de eucalipto em solo municipal. Pois a economia do município de Açailândia, a cada ano vem sofrendo uma  desaceleração muito grande, desde que a empresa Suzano entrou em operação em Imperatriz.

Para se ter uma ideia da triste realidade, grande parte dos pecuaristas que geravam muitos empregos no campo, estão arrendando suas terras para a Suzano Papel e Celulose. E com isso, os trabalhadores aos serem demitidos, terminam por migrar para a sede do município, onde em sua maioria, passam a morar em condições inadequadas e sem nenhuma fonte de renda garantida.

Na opinião desse editor, o prefeito Aluísio Silva Sousa ainda foi muito “Bonzinho”. Pois em outros estados. Foi determinado limites no tamanho das áreas a ser exploradas pelo plantio de eucaliptos. Veja clicando AQUI.  e AQUI.

Já no tocante as migalhas que a Suzano gera de retorno nos Municípios das quais opera, são insignificantes, e jamais irão pagar as perdas com os vão desde o fechamento de postos de trabalhos, à destruição do meio ambiente incluindo as nascentes de águas naturais. 

Um dos casos impactante e destruidor da economia do município de Açailândia, foi justamente à compra dos ativos florestais e mobiliário da Queiroz Galvão Siderurgia, que gerou centenas e centenas de fechamento de postos de trabalho.

Veja a seguir, a integra do projeto aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito de Açailândia.


 






 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE