sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Alumar forma mais sete turmas em cursos profissionalizantes


A Alumar realizou, no último sábado, a formatura de 155 alunos dos cursos de qualificação profissional do Projeto de Responsabilidade Social da Área de Disposição de Resíduos de Bauxita (ARB 8).

As aulas, em parceria com o Senai, aconteceram nas comunidades de Igaraú, Vila Piçarreira, Vila Rica, Mangue Seco, Pedrinhas, Vila Natal e Vila Cabral Miranda, no período de novembro de 2019 a fevereiro de 2020. Foram oferecidos cursos de assistente administrativo, auxiliar de obras, operador de caminhão basculante, carpinteiro de forma, soldador, pedreiro de alvenaria e logística.

“A gente se sente gratificado por essa oportunidade”, disse Fabiano Santos, que acabou de concluir o curso de pedreiro de alvenaria. A participação dos líderes comunitários, como incentivadores, também foi fundamental para o sucesso do projeto. “A iniciativa é importante, principalmente para quem nunca teve a carteira assinada”, destacou Bernardo de Araújo – o seu Biró, líder comunitário de Pedrinhas.

Os cursos de qualificação atendem a uma demanda das empresas que formam a RAM – Rede de Ajuda Mútua, hoje composta por 20 empresas e organizações do km 0 ao km 24 da BR 135. “Através da RAM, fazemos essa ponte entre as empresas e a mão-de-obra formada nos cursos”, explica a gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho, Relações Institucionais e Security da Alumar, Dulcimar Soares. Para o gerente de Projetos, André Azevedo, o objetivo é mudar vidas através de oportunidades. Ele destacou que a falta de qualificação é um dos maiores obstáculos para o crescimento do país. “É preciso mudar esse cenário”, concluiu.

O Programa de Responsabilidade Social da Área de Disposição de Resíduos de Bauxita (ARB 8) tem como objetivo promover a qualificação profissional de moradores de áreas próximas à Alumar. De 2017 a 2019, foram oferecidos 10 cursos que formaram 194 pessoas. Outras 85 vagas serão oferecidas ainda este ano. Ao todo já foram investidos R$ 240 mil reais desde o início dos cursos. A Alumar conta hoje com quase 90% do efetivo de colaboradores maranhenses e tem trabalhado para garantir que grande parte desses colaboradores sejam moradores das comunidades vizinhas.
  
Sobre a Alumar
O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE