terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Campanha de Vacinação contra o Sarampo continua em Açailândia.

A campanha de vacinação contra o sarampo, para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, vai até o dia 13 de março de 2020.
Em Açailândia a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação na última segunda-feira, dia 10, e, deflagrou uma grande operação no dia “D’ de vacinação, no último sábado, dia 15 de fevereiro – todas as Unidades Básicas de Saúde e postos avançados ficaram todo o dia “D” preparados para a receber a população de 05 a 19 anos, faixa etária obrigada a tomar a vacina contra o sarampo nesta etapa da campanha.
A campanha de vacinação contra o sarampo tem continuidade nesta segunda-feira, dia 17 e se estenderá até o dia 13 de março, isso significa que os pais ou responsáveis por estas crianças e adolescentes devem comparecer aos postos de saúde para atualizar o estado vacinal de seus filhos ou dependentes.
Isso é muito importante não só para cada um que recebe a vacina, como também para a proteção de muitas pessoas que estão perto de você. O sarampo, como sabemos, é uma doença altamente contagiosa e potencialmente fatal.
Quanto maior for o número de pessoas protegidas, menor será o número de doentes. Parece óbvio, mas para que isso aconteça precisamos interromper a cadeia de transmissão deste vírus e impedir sua circulação no país. Só há um jeito seguro e altamente eficaz para alcançarmos este nobre objetivo: a vacina.
Neste ano de 2020 o Ministério da Saúde aponta que 5 estados ainda mantém a transmissão ativa do vírus: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco. Importante saber que isto não quer dizer que os outros estados estão livres da doença. Não estão livres, não. Enquanto o vírus – e as pessoas- circularem pelo país estamos vulneráveis e susceptíveis.
Um bebê de 8 meses morreu no início deste ano no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, em decorrência do sarampo.
Precisamos incentivar as pessoas a comparecerem aos postos para receber a vacina que está GRATUITAMENTE disponível para todos.
Para estar eficazmente protegido, é necessário ter recebido duas doses da vacina do sarampo, que pode estar contida na SCR (sarampo, caxumba e rubéola) ou na SCRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DEPOIS de um ano de idade até os 29 anos. Pessoas de 29 a 49 anos devem ter uma dose da vacina.
Muitos vírus ameaçam nossa saúde. Os vírus da dengue, chicungunya ou zika nos assombram e não obstante os óbitos anunciados não estamos cumprindo nossa parte para eliminar os focos do mosquito. Muitas pessoas não tomaram a vacina da febre amarela. No entanto, todos estão apavorados com o novo Coronavírus.
Temos, sim, que nos preocupar com ele. Mas não só com ele. Há muito que podemos fazer e que não estamos fazendo.
Vacinem-se. É a atitude mais inteligente que podemos ter.
ASCOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE