quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Projeto “Ações que Transformam” da Secretaria de Cultura incentiva moradores da Vila Ildemar e outros bairros a participarem de cursos

A Secretaria de Cultura, através da secretária Enoy Brito, juntamente com a equipe de profissionais da cultura, está mobilizando moradores da Vila Ildemar e bairros circunvizinhos como: Jardim Tropical, Conjunto João Paulo - II, Polo Empreendedor e centro da cidade, para participarem de cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura.


A intenção é incentivar jovens estudantes, além de pessoas da comunidade a participarem de oficinas e atividades culturais, bem como, despertar nos participantes, interesse maior pela cultura, fazendo-os a conhecer de perto a importância do espaço público cultural que foi feito especialmente para atender as comunidades.

"As pessoas precisam conhecer, usufruir das atividades promovidas pela cultura para ter a consciência da preservação e valorização do grande espaço cultural que em poucas cidades existem. Enquanto estamos ensinando os participantes nas oficinas, aproveitamos para orientá-los no sentido de que é muito importante preservar o espaço cultural que beneficia as comunidades de Açailândia com várias atividades, além da realização de outras expressões artísticas”, ressalta Enoy Brito.

REPÚDIO:

Ao mesmo tempo que a Secretaria de Cultura está preocupada em promover a cultura através das artes, ministrando cursos e oficina, pregando também às pessoas, o interesse maior pela cultura local e com estas ações, tirar os jovens da ociosidade, bem como de caminhos tortuosos.

Por outro lado, pessoas descompromissadas com o direito dos cidadãos de bem, não dão a mínima importância para o bem cultural a não ser condenar o precioso espaço público à destruição depredando dia após dia.

Desde o último dia 25/09 um grupo de jovens não se sabe ao certo a qual bairro pertence, invadiram a quadra de forma desordeira, com atos de “vandalismo”, cerca de aproximadamente 500 pessoas, adolescentes e adultos iniciaram ataques objetivando a depredação do Centro Unificado de Artes do Jardim Tropical. O segundo ataque ocorreu na madrugada do último sábado para domingo,30/09, ocasião em que quebraram cerca de oito (08) janela de vidro, causando prejuízo para a secretaria e o cancelamento das atividades desenvolvidas na cultura diariamente. Vários alunos ficaram sem participar das oficinas.

Portanto, a Secretaria Municipal de Cultura, que só prima pela divulgação e realização de ações voltadas para cultura e principalmente inserir os jovens na sociedade, vem neste momento, repudiar a ação impensada de tal grupo que só trouxe prejuízo para quem busca um aprendizado melhor e principalmente um motivo sadio de viver em comunidade através do que aprendem no dia a dia na Secretaria de Cultura .

Enoy Brito, esclarece que a Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo, reconhecer, conservar e valorizar os bens culturais da cidade, bem como, potencializar e difundir o acesso à cultura para pessoas do município, sem distinção de classe, cor ou credo.

Ressalta, a responsabilidade e compromisso que tem em gerenciar o projeto do Governo Federal em Açailândia, o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU’s, que tem como objetivo, promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras, valorizando o intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas.

A praça de esporte está sempre à disposição da população com horário de funcionamento de 08h00 ás 12h00 e das 14h00 ás 18h00, tanto para as diversas práticas de esportes, artes e outras atividades como também para visitação. “ O espaço foi criado para servir a população como forma de entretenimento, prática esportiva, bem como tudo que respira a cultura, que atraia a juventude para o caminho do bem, da socialização cultural. Enfim, onde aprendem e exploram conhecimentos para uma vida melhor, digna e de qualidade e deve ser preservado e zelado por todos sempre”, finaliza Enoy Brito.

ASCOM-PMA- Por: Antonio Maria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE