quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Prefeitura parabeniza a Vila Ildemar pelos 25 anos de fundação e relata ações que deram mais dignidade e qualidade de vida aos moradores da grande Vila.

Há 25 anos foi criado em Açailândia, um vilarejo entre a linha férrea da Vale e a BR 222. Vila iniciada por meio de doação de terrenos. O que ninguém imaginava, principalmente os primeiros ocupantes do povoamento, era que em pouco anos à frente daquela época, o vilarejo ganharia o título de um dos maiores bairros do Maranhão.


O pequeno vilarejo foi batizado com “Vila Ildemar”. Isso porque, muito justamente os moradores escolheram com muito mérito homenagear na época, em meados das décadas de 80 e 90, o então prefeito de Açailândia Ildemar Gonçalves dos Santos, doador da área.

A maior vila do estado, hoje, conta com mais de 50 mil habitantes e avançando cada vez mais rumo ao desenvolvimento. Em meados dos anos 2000, a Vila Ildemar começou a receber investimentos nas diversas áreas comerciais por conta da grande movimentação de famílias que se fixavam moradia na localidade.

Com visão futurista empresários não pensaram duas vezes em criar filiais de grandes lojas já existentes no centro da cidade. Para muitas famílias a ideia, gerou certa comodidade, opção de compra, além da geração de empregos aos moradores.

A atual gestão municipal, passou a olhar com mais carinho para a população da promissora vila. O prefeito Juscelino Oliveira inaugurou três grandes avenidas em via dupla que deram mobilidade urbana e visual de cidade grande, em destaque a bela e moderna iluminação de Led, que são: a Alexandre Costa, Presidente Kennedy e a José Reinaldo Tavares.

Outras vias do bairro que antes, eram intrafegáveis, exalando “fedentina”, deixaram de ser transtornos e problemas para os moradores, a exemplo da antiga rua da “Carniça” que depois de restaurada comum grande serviço de drenagem, passou a se chamar rua da Restauração.

A gestão municipal também levou lazer e cultura para dentro da vila, inaugurando o Centro de Esportes Unificados (CEUS), em parceria com o governo federal, espaço público que serve de entretenimento, prática de esportes, lazer, teatro e cinema, além de sediar a Secretaria Municipal de Cultura, localizado na Avenida Presidente Kennedy, Jardim Tropical.
Na mesma Avenida a administração municipal concentrou um ginásio de esportes, uma Unidade Básica de Saúde, além da Creche “Professora Célia”, setor denominado “Praça da Cultura”. Para prestigiar os moradores do lugar a prefeitura transferiu a realização dos maiores eventos culturais que antes eram realizados na Praça do Mercado (Centro) para a Avenida Alexandre Costa, cruzamento com a Avenida Alexandre Costa (Praça da Cultura).

Os moradores da grande vila, foram presenteados também há dois anos atrás, com a sua primeira Creche, a “Vovó Nair”, localizada no final da Avenida Alexandre Costa, (Pólo Moveleiro). Transformação aconteceu também na Avenida Principal da Vila Ildemar.  A via que estava quase intrafegável no início de 2015, foi totalmente recuperada e iluminada, sendo que esta, foi uma das primeiras ações de Juscelino Oliveira como gestor do município. Várias escolas da rede pública foram formadas e outras estão em processo de reforma, que é o caso da Escola Fernando Rodrigues, além da revitalização da Praça do Patizal, inclusive com reparos e troca das luminárias antigas por outras de Led, além de outros benefícios em estudo para serem executados pela administração municipal.

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE