quarta-feira, 4 de julho de 2018

Prefeitura de Açailândia intensifica ações no programa saúde do adulto (PAS)

Ações de saúde da prefeitura de Açailândia, na gestão do prefeito Juscelino Oliveira, todos os dias, leva atendimento digno a todo município. E a meta, é sempre buscar meios para melhorar a qualidade no atendimento da população.


A prefeitura de Açailândia, por Meio da Secretaria de Saúde, e do programa de Atenção Integral a Saúde do Adulto (PAS), vem intensificando atendimentos do programa, e a meta é levar ações do programa a todo município: "Atingir essas metas, que são estabelecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a responsabilidade da administração do Prefeito Juscelino Oliveira, que por sinal, tem dado total apoio". Informou a secretaria de saúde Kerly Cardoso. 

De acordo com a enfermeira Vilma Barbosa, coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso: “O primeiro local a ser beneficiados com ações do programa foi os Bairros Laranjeiras e Vila Bom Jardim, onde diversas ações foram implementadas, na Unidade Básica de Saúde Laranjeira/Bom jardim, dentre elas, a emissão da caderneta de saúde da pessoa idosa”.

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Adulto (PAS) tem o propósito de formular e programar políticas de saúde direcionadas a assistência integral à saúde do adulto, segundo diretrizes do Ministério da Saúde para área, contribuindo para aumento na expectativa e qualidade de vida da população. Informou a enfermeira Vilma Barbosa.

Para a Secretaria de Saúde Kerly Cardoso: “A Atenção Integral à Saúde do Adulto tem como foco principal, a atuação nas condições específicas a esse público, entre os quais: hipertensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e a saúde do homem”. Finalizou a gestora da saúde.

Sobre o Programa 
O Programa de Atenção Integral à Saúde do Adulto (PAS) atua na promoção dos cuidados primários de saúde junto à população adulta, enfocando os principais agravos à saúde do adulto. Neste recurso são abordados os seus principais objetivos e também se discute a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) que tem como propósito promover a melhoria das condições de saúde da população adulta no Brasil e reduzir a morbidade e mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. 

É de grande relevância compreender os aspectos epidemiológicos e clínicos dos problemas mais prevalentes no cuidado do adulto em atenção primária à saúde, considerando as principais causas da não adesão ao serviço de saúde com o intuito de saber lidar com esses obstáculos.

A população adulta representa uma parcela significativa da população assistida pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Isso decorre das mudanças demográficas que vêm ocorrendo nas últimas décadas no Brasil, relacionadas à queda da mortalidade infantil e da fecundidade, ao aumento da expectativa de vida, assim como aos movimentos migratórios e de urbanização que levaram a um significativo aumento do número de adultos e idosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE