terça-feira, 2 de abril de 2019

Açailândia participa do Seminário de Adesão do Pacto Nacional para a Alimentação Saudável realizado em Imperatriz

“Na programação, foi apresentado aos participantes a operacionalização do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), instituído em 2006 com o objetivo de assegurar o DHAA - Direito Humano à Alimentação Adequada”. 
A prefeitura de Açailândia, através do Departamento de Segurança Alimentar Nutricional da Secretaria de Assistência Social, participou em Imperatriz do Seminário Regionalizado para Adesão dos Municípios ao Pacto Nacional para a Alimentação Saudável.
Estiveram presentes no evento representando o município de Açailândia, o Presidente do COMSEA—Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Açailândia, José Alberto Rodrigues Freitas e as nutricionistas da Secretaria de Assistência Social, bem como conselheira do COMSEA, Hyandra Gomes de Almeida e Thamyres Damasceno e o Secretário Municipal de Agricultura de Açailândia, Vinicius Cabral, além da participação de representantes do governo do estado como o Sr. Adonilson da Articulação Política e da UEMASUL. 
“A participação de Açailândia foi de grande relevância, pois foi possível elencar os desafios que temos aqui na cidade, e a partir daí firmamos os compromissos voltados para a melhor disponibilidade, oferta e consumo de alimentos saudáveis em nosso município”, disse Thamyres Damasceno.
A nutricionista acrescenta que, através do Pacto, cada município que se engajar nesse compromisso, obterá do Estado e consequentemente do governo federal, apoio e suporte para melhorar a situação atual que ainda vivenciamos. “Acredito que este Pacto poderá fazer um diferencial nas famílias assistidas. Neste seminário mostramos que temos interesse em construir m Plano de Trabalho eficaz que venha favorecer a nossa adesão ao Pacto Nacional e desta forma beneficiar a nossa comunidade”, afirmou.
O Seminário Regional sobre o Pacto Nacional para Alimentação Saudável, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), foi encerrado nesta quinta-feira (28). O evento, que aconteceu em Imperatriz, reuniu 34 municípios para articular políticas, órgãos, entidades e esforços para a promoção da alimentação saudável.
O evento começou na quarta-feira (27). Segundo Lourvídia Caldas, secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, o evento busca fomentar e incentivar o consumo e a produção de alimentos saudáveis. "A realização do seminário tem como propósito discutir assuntos referentes à política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e, ainda, por meio dos debates, articular ações que possam ampliar o acesso regular de famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, a uma alimentação mais saudável", disse.
Na programação do primeiro dia do evento, na quarta-feira (27), foi apresentado aos participantes a operacionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído em 2006 com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Também foi realizada apresentação do Pacto Estadual para alimentação saudável. Já no dia do encerramento (28), o público participou de dinâmicas, de oficinas e receberam orientações sobre como aderir ao Pacto Nacional e de como participar e organizar em seu município, a VI Conferência de SAN.
Além de Imperatriz, o seminário será realizado, nos meses de abril e maio, nos municípios de Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha e Caxias. Participaram do seminário representantes dos municípios de Açailândia, Alto do Parnaíba, Arame, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Carolina, Davinópolis, Estreito, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itinga do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Pastos Bons, Porto Franco, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Senador La Roque e Vila Nova dos Martírios.
 ASCOM-PMA- Por Antônio Maria
__________________________________________
Contato para a imprensa:  
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
ascom@acailandia.ma.gov.br
Telefone: (99) 99165-5164
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira,  Geirlane Oliveira, Maurício Santos, Quezia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE