quinta-feira, 9 de maio de 2019

“Movimento Maio Amarelo” começou nesta quarta-feira (08) em Açailândia e segue com atividades até 31 de maio


A cerimônia contou com a presença dos órgãos e autoridades que estarão integrados no projeto “Maio Amarelo”. 

Pensando no grande número de acidentes de trânsito que ocorrem todos os anos, o ‘Maio Amarelo’ tem um papel fundamental para a conscientização do pedestre e de quem dirige. O evento de lançamento do projeto, organizado pelo Governo do Estado, CIRETRAN e o Departamento Municipal de Trânsito de Açailândia e ainda com as parcerias da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, sociedade civil organizada, foi realizado na manhã desta quarta-feira (08), às 09h na sede da 11ª. CIRETRAN de Açailândia.
A cerimônia contou com a presença dos órgãos que estarão integrados no projeto “Maio Amarelo”, que são: DETRAN-MA, Departamentos Municipais de Trânsito, BPTran - Batalhão de Polícia Militar, além de representantes de sindicatos dos mototaxistas, taxistas, donos de autoescolas, como também faz parte das atividades a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na ocasião, um momento de oração em prol da campanha e pelos condutores de veículos do município e em seguida os pronunciamentos das personalidades convidadas para sentarem à mesa de honra.
O principal objetivo do Maio Amarelo, que acontece todo ano durante o mês de maio, é mobilizar os diversos segmentos e entidades do governo e da sociedade para a educação de trânsito, alertando sobre os perigos que existem nas ruas para os cidadãos. A ação está acontecendo em todos os municípios maranhenses, possuindo diversas atividades conjunta nas empresas, escolas, população e condutores de veículos.
O comandante do 26º. Batalhão de Polícia Militar de Açailândia, Cel. Diniz, ressaltou a importância do evento “Maio Amarelo” no município. “É um evento muito importante que vai alertar a população e condutores de veículos com relação a prevenção de acidentes. O tema é bastante sugestivo pelo fato de envolver crianças na publicidade da campanha, ocasião em que elas apelam aos pais e outros condutores com mensagem diversas, voltadas para a prevenção de acidentes no trânsito com vítimas fatais. Atualmente, os números de acidentes com óbitos são alarmantes em todo o país e devemos pelo menos minimizá-los com fiscalizações intensas e o movimento “Maio Amarelo” veio em boa hora para orientar as pessoas no que diz respeito à prevenção de acidentes de modo em geral”, concluiu o Cel. Diniz.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Saulo Gigante, disse que o DMT tem um papel muito importante na educação do trânsito do município e para tanto, o órgão realiza campanhas o ano inteiro buscando melhorar cada vez mais a mobilidade urbana e prevenir acidentes. “Este trabalho de prevenção e educação no trânsito vêm sempre acontecendo de forma gradativa. O “Movimento Maio Amarelo” é um evento muito abrangente porque acontece no mundo inteiro e no Brasil é considerada uma das campanhas mais importante para o Sistema Nacional de Trânsito e o município de Açailândia não poderia ficar de fora deste grande evento que tem como objetivo evitar mortes no trânsito”. Disse o diretor.
Fábio Pereira, atual diretor da CAEMA em Açailândia agradeceu à direção do CIRETRAN pelo convite e avaliou o Movimento como bastante positivo. Lembrou ainda que quando esteve vereador deixou na Câmara de Vereadores projetos destinados a melhoria no trânsito de Açailândia, principalmente acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais. “Agradeço à dona Dedé pelo convite e hoje vim prestigiar o evento ouvindo mensagens de prevenção de acidentes. Vamos procurar ser multiplicadores da ação que é muito importante para todos e vamos levar esta mensagem a todos os funcionários e usuários dos serviços da CAEMA”, ponderou Fábio Pereira.
Representando a classe dos taxistas do município, Antônio Moraes, presidente do SINPAVRA – Sindicato dos Taxistas, disse que é um ato muito importante para os condutores de veículos da cidade e região. “Temos um número muito grande de veículos em nossa cidade, e como representante da classe taxista observamos que muita coisa precisa melhorar no trânsito. Nós, que circulamos dia e noite pelas ruas da cidade, sentimos a falta da revitalização das faixas de pedestres, semáforos e outros. Mas por outro lado entendo o esforço do diretor do DMT, que mesmo sendo muito atuante, não consegue fazer tudo ao mesmo tempo por conta da burocracia que todo o sistema público tem que seguir. Todos os anos estamos participando do evento e para nós é um orgulho estar presente sempre”, pontuou Antônio Moraes.
A chefe da 11ª. CIRETRAN de Açailândia Hildemar Costa Medeiros (Dona Dedé), antecipa e já avalia a campanha como bastante positiva, assegurando que vai alcançar todos os objetivos, principalmente pelo grande empenho das parcerias firmadas para o andamento das atividades durante todo o mês de maio. “Esta é uma campanha que pela qual estamos todos empenhados e preocupados em salvar mais vidas. O sucesso do “Movimento Maio Amarelo que já está na sua 6ª. Edição deve-se às parcerias entre governo do estado, Ciretran/MA, departamento Municipal de Trânsito, Polícia Militar, PRF e toda a sociedade civil e outras instituições. Quantos mais parceiros e união, melhor é o desenvolvimento da campanha”, finalizou
Programação “Maio Amarelo”
10/05 – Blitz Educativa – (Centro) às 08h30
14/05 -- Blitz Educativa – (BR 222 – PRF) às 08h30
15 ,16 e 17 – Palestras Educativas nas Escolas de Ensino Médio e Infantil
15/05 – Palestra na empresa Vale ás 07h00 (manhã)
20/05 – Campanha Educativa na Praça da Bíblia às 18h00
22/05 – Palestra Mape Transportes LTDA às 07h00 (manhã)
24/05 – Campanha Educativa – Praça da UPA ás 18h00
29/05 – Palestra na empresa Vale às 07h00 (manhã)
31/05 – Encerramento: Blitz Educativa na Avenida Alexandre Costa – Vila Ildemar às 08h30.
Por: Antônio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE