sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Açailândia participa de seminário sobre importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizado pela FAMEM

A implantação e execução do SIM promove a segurança alimentar e nutricional dos consumidores
Hoje (30/07), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural – SADER, participou do Seminário “Conhecendo o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, evento que aconteceu na sede da FAMEM - Federação dos Municípios do Estado do Maranhão em São Luis. O seminário visa esclarecer aos gestores municipais os ganhos econômicos para o município e munícipes com a implantação do SIM.  
Durante o seminário foram abordadas as responsabilidades do Estado e dos municípios na implantação do serviço e por consequência a promoção da saúde do consumidor por meio do controle da qualidade sanitária dos produtos de origem animal, pescados, ovos, mel, entre outros, e seus derivados. A responsabilidade pela qualidade sanitária do produto deve ser garantida por integrantes da cadeia produtiva, desde os produtores, fabricantes, transportadores, comerciantes, consumidores e até o próprio Estado.
O secretário municipal de Agricultura – Márcio Vinícius disse que o seminário é uma grande oportunidade de conhecimento para gestores e empreendedores do agronegócio.  A médica veterinária Fernanda Hellen de Oliveira Souza, da secretaria de Agricultura de Açailândia, participou como palestrante do evento com o tema “Experiências de Açailândia com a Lei de Produtos Artesanais”.
“O seminário foi muito importante para todos os municípios participantes. Esclareceu todas as dúvidas e ressaltou a importância da implantação e execução do SIM. O selo trará benefícios para todos os envolvidos no processo, desde da captação do recurso federal aos pequenos agricultores, declarou a médica veterinária Fernanda Hellen.
Participaram do eventos gestores municipais, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e outros interessados no assunto para esclarecer os principais ganhos econômicos, promoção da saúde pública e segurança alimentar garantidos a partir da implantação do SIM.
Segundo Paulo Ziulkoski - Presidente da CNM – Confederação Nacional de Municípios, “A implantação e execução do SIM são para que o Município promova a segurança alimentar e nutricional dos consumidores, incentive a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportunize a geração de renda dos produtores e, por consequência, amplie as receitas municipais e fomente o desenvolvimento local”.
Contato para a imprensa:  
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
ascom@acailandia.ma.gov.br                                                                                                      
Telefone: (99) 99224-3839
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira,
                                       Geirlane Oliveira, Maurício, Santos, Quezia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE