segunda-feira, 2 de março de 2020

VLI eleva a movimentação de grãos no Maranhão

Localizado na capital maranhense, o Porto do Itaqui tem se destacado na movimentação de grãos. Consolidado como o maior do Arco Norte, o porto enviou para os mercados internacionais 11,2 milhões de toneladas de grãos em 2019 e prepara uma ampliação de capacidade para este ano. A previsão da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) é de que a capacidade desse tipo de carga chegue a cerca de 18 milhões de toneladas em 2020.

Parte dessa movimentação é operada no Terminal Portuário São Luís, controlado pela VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e porto. O Terminal, que possui a vantagem competitiva devido à sua localização estratégica, próxima da rota com a Europa e os Estados Unidos, movimentou 4,1 milhões de toneladas de grãos em 2019. O valor corresponde a um crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior, quando foram movimentadas 3,4 milhões toneladas. O destaque vai para a soja. A oleaginosa responde pela movimentação de 2,6 milhões de toneladas, seguida do milho, com 1,4 milhões de toneladas. O ativo também realizou o transbordo de ferro gusa e manganês.

O sistema da VLI no Norte conecta malha rodoviária, terminais no Tocantins, ferrovia e porto permitindo ao agronegócio contar com uma rota mais eficiente e adequada para grandes volumes. "O litoral maranhense tem grande potencial. Estamos atentos, aperfeiçoando cada vez mais nossas operações para contribuir com o escoamento de cargas, em especial, da produção agrícola brasileira”, avalia Denilson Marques, gerente-geral de Terminais e Porto Norte.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE