sexta-feira, 30 de julho de 2021

Sem apresentar provas o TSE diz que as urnas são seguras. Então vem o hacker e prova que o nosso voto custa um celular de 50 euros!

 


Hacker que invadiu sistema do TSE diz que Barroso ‘omitiu informações’: “Sistema não é seguro, invadi 28 bancos de dados do Tribunal por um telefone celular”


Fontes -Jornal do Brasil e Sputinik – Por Lauro Neto

Opresidente do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Luís Roberto Barroso, minimizou, na segunda-feira (16/11/2020), ataques hackers ao site do TSE. Mas especialistas em cibersegurança apontam vulnerabilidade no sistema. O hacker português que assumiu a autoria disse à agência de notícias Sputnik Brasil que Barroso omite informações.

Ainda na tarde de domingo (15), a Polícia Federal informou ao TSE que o líder dos ataques é um hacker português, conforme noticiou a revista Veja. Na sequência, ao Estadão, o grupo português CyberTeam assumiu a autoria do vazamento de dados do TSE, sob o comando de um hacker identificado como Zambrius. Ele confirmou ser o autor e disse que a intenção era demonstrar a vulnerabilidade do site.

“O único objetivo era provar que a segurança do TSE era possível ser penetrada após eles anunciarem que tinham reforçado a segurança. Nós normalmente agimos por [diversão ou protestos]. Mr. Barroso omite informação. Ele tem vindo afirmar que o TSE é seguro, que não existiu nenhuma falha de segurança, mas é mentira, nós invadimos 28 bancos de dados pertencentes ao domínio [https://www.tse.jus.br]. Não tenho computador, todas as minhas atividades, desde que fui detido, são realizadas por um telemóvel [celular] de 50/80 €. O impacto podia ser muito, mas muito maior se eu tivesse um computador”, disse Zambrius, que já foi preso em Portugal por ataques cibernéticos a diversos sites. (Leia a entrevista na íntegra, a seguir)

Segundo Barroso explicou em entrevista coletiva na tarde dessa segunda-feira (16), foram vazadas informações antigas de funcionários do TSE e de ministros aposentados, referentes ao período entre 2001 e 2010. Apesar de o vazamento ter acontecido no dia das eleições, de acordo com o ministro, o acesso aos dados teria acontecido em “data pretérita”.

“Os dados tinham mais de dez anos de antiguidade, e a divulgação também foi feita no dia das eleições para dar ideia de vulnerabilidade do sistema. Ainda assim o sistema resistiu incólume”, afirmou após o secretário de Tecnologia da Informação do TSE (Giuseppe Janino) informar que foram realizadas 436 mil conexões por segundo para tentar derrubar o sistema do TSE. 

Especialistas em cibersegurança apontam vulnerabilidade do TSE

“É algo gravíssimo, principalmente em se tratando de hackers, que são silenciosos e, quando bem-sucedidos, não são identificados. Soma-se a isso o fato de que um hacker assumiu a autoria, mas e quanto aos demais? (Leonardo Metre, especialista em defesa cibernética) 

Trecho da entrevista com o hacker. A íntegra pode ser acessada no Sputniknews aqui.

 Por que você diz que o ministro Barroso omitiu ou manipulou informações? Em que momento ele teria feito isso?

Zambrius: Ele tem vindo afirmar que o TSE é seguro, que não existiu nenhuma falha de segurança, mas é mentira, nós invadimos 28 bancos de dados pertencentes ao domínio [https://www.tse.jus.br]. E [Barroso afirmou] que todos os problemas foram naturais, mas a verdade é que foram afetados com os nossos ataques: um ataque de penetração aos bancos de dados, um de sobrecargas de tráfego de dados diretamente do banco de dados [para prejudicar instabilidade nos domínios e sistemas], e um ataque DDoS via dispositivo Botnet, essas instabilidades ao longo do dia foram prejudicadas pelos nossos hackers, e tudo o que ele diz está quase tudo errado. Foi tudo neste mês, após eles anunciarem que o TSE tinha reforçado a segurança informática.

Quando foram essas invasões? Pode me precisar entre quais dias aconteceram? Domingo houve alguma bem-sucedida?

O acesso é mantido há pelo menos sete dias, e continua acessível como sempre ficou, e ainda há pouco enviei umas linhas de comando para que me revelasse os bancos de dados para eu poder printar em tempo real e lhe enviar.

Você tem alguma motivação política nos seus ataques como este ao TSE? É filiado a algum partido ou tem alguma inclinação partidária?

Eu não tenho partido, eu não apoio essas fachadas, eu sou totalmente ANTIGOVERNO, por motivos pessoais e sociais, eu não gosto deles e eles não gostam de mim, estamos em um empate 50/50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE