sexta-feira, 3 de maio de 2019

Dia “D” de vacinação contra a gripe acontece no próximo sábado em todas as UBS de Açailândia

“A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciada em todo o país desde abril passado, está movimentando as secretarias de saúde dos municípios para atender a grande demanda de pessoas dos grupos prioritários que deverão receber a dose da vacina até 31 de maio, em especial no próximo sábado (04), Dia “D”, Dia Nacional de Mobilização da Vacinação. 

Seguindo a programação do Ministério da Saúde, o Dia “D” de vacinação vai acontecer em todas as UBS’s - Unidades Básicas de Saúde de Açailândia. O lançamento oficial do Dia “D” acontecerá na UBS Dr. Dalvadísio Moreira dos Santos, localizada na Rua Rio Grande do Norte, a partir da 08h, com a presença da Secretária Municipal de Saúde - Kerly Cardoso, acompanhada de profissionais da Saúde. A mobilização seguirá durante todo o dia, com ações também na Praça da Bíblia, Praça do Pioneiro, Praça do Patizal e e zona rural até as 17:00h do dia. 

Serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada de até 5 anos para até menores de 6 anos. Assim também como as gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação. 

“Nós precisamos entender que a vacina é um direito das crianças e um dever dos seus responsáveis, que somos todos nós, pais, mães, avós, tias, professores e profissionais de saúde. Não podemos deixar de perguntar se uma criança está com o Calendário de Vacinação em dia. Por isso é importante apresentar a Caderneta de Vacinação na hora de receber a dose”, destacou a Secretária de Saúde, Kerly Cardoso.

A vacinação contra influenza se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, e funcionários do sistema prisional, além das gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizadas as populações com maior chance de complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Por: Antônio Maria
_____________________________________________________________________________
Contato para a imprensa:   
Assessoria de Especial de Comunicação Prefeitura de Açailândia
ascom@acailandia.ma.gov.br
Telefone: (99) 99224-3839
Equipe Ascom PMA – Antonio Maria, Carlos Rocha, Elton Oliveira, 
  Geirlane Oliveira, Maurício, Santos, Quezia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE