PROGRAMA ECOA INSPIRA NOVAS PRÁTICAS E REACENDE O SONHO DE EDUCADORES

Iniciativa do Instituto Alcoa, realizada pela Evoluir – Educação Transformadora, em parceria com Secretarias Municipais de Educação, amplia perspectivas educacionais para além da sala de aula.

Fortalecer o diálogo entre educação e transformação social por meio de ações em que educadores, alunos e comunidades assumem o protagonismo é a premissa que rege o programa ECOA, iniciativa do Instituto Alcoa, realizado com o apoio da Evoluir – Educação Transformadora, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.  O programa visa dar suporte a projetos sustentáveis criados por comunidades locais a partir da capacitação de educadores e acompanhamento constante de suas atividades. O professor, neste contexto, assume papel importante na geração de uma atmosfera inclusiva e potente. 

De acordo com a coordenadora do programa pela Evoluir, Marina Queiroz, os resultados positivos do programa nas três cidades que atua – Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA) - devem-se à preocupação com o engajamento constante dos professores “É fundamental ter em mente que o sucesso da educação passa pelo educador. Por meio de suas práticas inovadoras, o ECOA permite que os educadores, em conjunto com os alunos, se tornem protagonistas das mudanças que a comunidade necessita”.
O educador, no papel de guia do trabalho promovido pelo ECOA, traz à tona as suas experiências, expectativas e habilidades para uma ação conjunta junto a seus aprendizes. Em seu sexto ano, o programa acumula histórias inspiradoras de professores que, às suas formas e com o suporte das orientações pedagógicas regulares, tiveram suas trajetórias modificadas para melhor.

SÃO LUÍS-MA

Natural do Piauí e estabelecida como cidadã maranhense, a professora Adriana Loiola, que leciona na Escola Antoninho Baldez, na zona rural de São Luís, é uma verdadeira guardiã de sua profissão. Envolvida com educação desde os 14 anos de idade, Adriana alcançou a profissionalização após estudos na Universidade Federal do Piauí e, em sua luta por oportunidades na área, foi selecionada em concurso no Estado vizinho. Num primeiro momento, entretanto, encontrou dificuldades quanto à infraestrutura encontrada à época, além do estranhamento ao sistema de turmas “multisseriadas” e distância para o centro urbano. O ECOA, nesse cenário, é apontado pela docente com um divisor de águas. “A Antoninho Baldez ainda não tinha tanta clareza sobre como trabalhar a metodologia de projetos de forma estruturada, algo que nos foi apresentado pelo programa. Hoje, nossa escola tem autonomia para escrever e executar projetos extraescolares voltados para a família, o meio ambiente, a comunidade e, sobretudo, ao protagonismo do aluno”.

Para Monica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influeciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”.

Desde 2014, o programa já contou com a participação de 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos, como hortas, bibliotecas comunitárias, parquinhos, mutirões de limpeza e campanhas públicas de conscientização ambiental, entre outros. Para Monica Renata Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa, os educadores influeciam diretamente na formação dos estudantes como cidadãos e o Programa ECOA busca contribuir neste processo, aplicando práticas inovadoras e proporcionando um olhar mais amplo, crítico e participativo. “Ao longo dos seis anos de realização, o ECOA trouxe novas perspectivas no processo ensino-aprendizagem, buscando sempre inovar e valorizando os saberes e experiências de educadores e alunos”.

SOBRE O INSTITUTO ALCOA

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

SOBRE A EVOLUIR – EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
Há 22 anos no mercado, a Evoluir – Educação Transformadora é especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, cria ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir recebem apoio por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares. Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho de educandos ao longo do processo.

Nenhum comentário

SEJA BEM VINDO, PARTICIPEM E COMENTE A VONTADE

Tecnologia do Blogger.